Destaques

sexta-feira, julho 31, 2009

A liderança durou até demais...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A crônica dos muitos erros de Flamengo e Galo pode começar assim. O time carioca perdeu um gol incrível com 2 minutos de jogo. Depois, errou uma saída de bola e tomou 1 a 0, com menos de 10 minutos. Em lugar de ficar acuado, o rubronegro foi para cima e reverteu para 2 a 1 ainda no primeiro tempo.


O Flamengo foi melhor, mas ajudou muito o fato de o Galo errar muitos passes na saída de bola, permitindo a pressão. Júnior, o ex-lateral responsável pela armação do time, perdeu-se completamente, não entrou em campo. Parece que sentiu fazer dois jogos por semana. Éder Luís fez o gol, mas também não jogou no primeiro tempo. Aranha, que salvou o Galo em outras partidas, ontem tomou todas, falhou mesmo...

Vem a segunda etapa e Roth (repito, ainda tem crédito) também erra. Júnior tinha de sair, mas pôr Evandro é abusar da paciência de qualquer atleticano. Não gosto de pegar no pé de um jogador, mas este desde que chegou ao Galo não acertou um passe (com exceção do gol contra o Santos) e entra em todos, sempre... Aí vem a falta de critério. Renan Oliveira jogou meio tempo contra o Botafogo e foi mal, nunca mais entrou. Evandro joga mal todas as vezes que entra e continua... Vai entender. Deve se muito bonzinho ou arrebentar nos treinos (na melhor das hipóteses.

Vai começar a choradeira...
Agora, mesmo com essa atuação muito ruim, O Galo teve chances. E perdeu pela ruindade de seus atacantes nas conclusões. Pedro Paulo, outro que entrou sei lá por quê, perdeu gol incrível sem goleiro, conseguindo chutar de canela na trave. Como disse a companheira Simone, parecia videocassetada.

Outro aspecto importante, (vai começar a choradeira, Glauco, pode descontar uns pontinnhos daqueles lances em que você diz que o Galo foi beneficiado), foi a atuação de Gaciba. Até hoje minha dúvida é se apenas falta coragem de marcar contra times grande em casa ou se é venal mesmo? Deixou de dar pênalti claríssimo em Tardelli, na sua frente, a poucos metros, impossível não ver. No terceiro gol do Falemengo, também houve duas irregularidades. Falta no lateral Marcos Rocha e impedimento do Adriano antes de dar o passe. Não marcou nada. Mas pior é a falta de critérios ao inverter faltas, não marcar para um um lado o que dava para o outro. O que faz pender o pêndulo para a segunda alternativa...

Resumindo porque está longo demais. O Flamengo ganhou com méritos, jogou melhor, apesar de tudo que houve na partida. O Galo, continuo achando a mesma coisa desde o começo, não tem time para o título, mas vai brigar entre os cinco, seis primeiros. Pode ser que volte a se recuperar porque depois da partida contra o Coxa, domingo no Mineirão, terá dez dias sem jogar por conta do adiamento da partida contra o Inter.


12 comentários:

Olavo Soares disse...

Celso Roth cai em duas rodadas, ou um pouquinho mais?

fredi disse...

Espero que não caia, ainda tem mais méritos que defeitos.

Anônimo disse...

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah, chupa camaleões.

Jason Urias disse...

Concordo absolutamente com a crítica ao Evandro, Fredi. Ele está 'vivendo' daquele gol que fez contra o Santos, não consigo imaginar outra razão para que o Celso o mantenha no time.

Realmente o Roth tem muitos créditos, mas os erros que tem cometido têm alterado bastante a estrutura tática do time. Exemplo disso é o Márcio Araújo improvisado na lateral. Até minha avó que não saca nada de futebol percebeu que o MA é uma válvula de escape importantíssima do time para o ataque. Tem alto poder de penetração na defesa adversária, tem agilidade e, o principal, tem velocidade, o que encaixa perfeitamente com o estilo de jogo de nossos dois atacantes - principal motivo para o Evandro não entrar no time, dada sua irritante lentidão e falta de criatividade.
Por isso, recuá-lo para a lateral foi um desserviço ao time. Como disse no meu blog hoje, coincidentemente, foi nos jogos que ele estava improvisado que jogamos mal.

Ah, tomei a liberdade de adicionar o Futepoca no blogroll lá do Futebol é Freud! Você não se importa não, né?

Abraço.

Nicolau disse...

Valeu o link, Jason! Sobre o Galo, um fato que pode limitar as pretensões do clube (qualquer clube, na verdade) é a saída de jogadores. E essa convocação do Tardelli me pareceu meio estranha...

Fabricio disse...

Acho que a chance do Roth cair se deve em muito às cisrcustâncias das próximas rodadas.

Se perder para o Coxa, e depois do descanso perder pro Palmeiras em casa, adversário teoricamente direto, aí pode cair. Mas conseguindo vencer o Coritiba já deve afastar a possibilidade de demissão independente do jogo contra o Palmeiras.

Não vi o jogo de ontem mas andei vendo alguns jogos do Flamengo e até então tinha visto um péssimo time.

Anselmo disse...

valeu, Flamengo!

fica celso roth! (hehe... exagerei na provocação, admito)

fredi disse...

Jason, também concordo com o desserviço de botar o Márcio Araújo na lateral.

Ontem, por exemplo, se não é para colocar o Renan Oliveira, teria tirado o Júnior e posto o Marcos Rocha na lateral. Com Márcio Araújo e Serginho fazendo o meio.

Se não desse certo, entraria com o Renan ou mesmo um atacante no lugar deles.

Agora, sobre o link, maravilha, a gente agradece por ter sido adicionado.

Quanto a quem está falando do Roth, duvido que caia, porque o Kalil gosta muito dele e também porque não há muita gente melhor disponível...

Tirá-lo para pôr, por exemplo, Vagner Mancini, não sei se é negócio...

A não ser que aconteça uma tragédia, por exemplo o Galo na zona de rebaixamento, ele não deve cair.

Quanto a provocar, Anselmo, o senhor tem crédito. E está torcendo para seu time, não para o dos outros, o que é absolutamente legítimo.

Jason Urias disse...

Fredi,

acho que nós temos que parar com esta cultura irracional de querer derrubar técnico por causa de algumas derrotas. Aliás, isto é sintoma da incapacidade de se observar o contexto de forma mais ampla.

Onde trabalho, tem um sãopaulino. Depois da derrota para as meninas, ele gritou pra quem quisesse ouvir que queria a saída do Muricy e coisetale. Eu fui o único a dizer que aquilo era a maior estupidez que se podia fazer mas, deu no que deu. Agora, ele fica possesso ao ver o Muricy no banco do PaRmera e o Gomes no do São Paulo. É isso que o Fredi disse: não há bons treinadores disponíveis e, temos que admitir, o Roth É bom técnico.

Eu ia dizendo sobre esta cultura de sacrificar o treinador. Muitas vezes nos esquecemos que o clube não o dá boas ferrementas de trabalho, que administrar um grupo de 30 jogadores é muito complicado e só o tempo e a experiência de jogar junto pode fazer um grupo realemente coeso. Portanto, por mais absurdo que seja pedir isto pra nós, torcedores atleticanos, é preciso paciência. Se não nos desfalcarmos muito para o ano que vem, teremos um time muito competitivo, caso se mantenha grupo e comissão técnica.

Nicolau,

sobre a convocação do Tardelli neste momento, a gente andou divagando lá no FEF a respeito. Dê uma passada lá e diga o que acha. Mas, em suma, é mais ou menos isto que você disse.

Taí o link.

http://futebolehfreud.blogspot.com/2009/07/merecimento-mal-indicio-ou-manobra-de.html

Valeu! E saudações!

Olavo Soares disse...

Que fique claro que o papo de demissão do Roth, iniciado por mim, foi brincadeira. Eu não acho que ele tem que ser demitido. É que ele é um técnico permanentemente ameaçado.

Mas aposto com quem quiser que ele não termina o Brasileirão no comando do Galo. Quem topa?

Glauco disse...

Roth não sai, o Atlético está bem longe da zona do rebaixamento...

O Flamengo não é um time horroroso como diz o Fabrício. quem viu as duas partidas da equipe contra o inter pode perceber que tem um meio campo pegador, que sabe sair em velocidade pro ataque, que é o trivial de qualquer time pelas bandas de cá. Com a saída do Ibson, perde, mas não acaba.

Gostei do trecho "Quanto a provocar, Anselmo, o senhor tem crédito. E está torcendo para seu time, não para o dos outros, o que é absolutamente legítimo.". Não sei se é legítimo torcer contra o time alheio, se não for, tem atleticano que vai ter que se explicar porque era só sorrisos e provocações no dia posterior à derrota do Cruzeiro na final da Libertadores. Nunca tinha visto torcida secadora tão apaixonada e desmedida.

A propósito: onde estão os protestos morais do autor do post contra a denominação "meninas" atribuída à torcida do Cruzeiro?

Demarcelo disse...

Ver o Fredi fazer insinuações quanto a torcer contra o time dos outros é, no mínimo, curioso.