Destaques

quinta-feira, julho 30, 2009

Na estreia de Muricy, 1 a 0 não compromete

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Palmeiras venceu o invicto Fluminense no Palestra Itália por 1 a 0. O Tricolor carioca não vence há 10 jogos. O gol de Diego Souza aos 13 do segundo tempo coloca o alviverde na liderança pelo menos até a partida desta quinta-feira, 30, entre Atlético-MG e Flamengo.

O Fluminense mostrou uma defesa melhor armada, mas um ataque deficiente. Renato Gaúcho que se cuide. Não fosse a derrota do Náutico para o Santos no último minuto, o time do Rio de Janeiro estaria de volta à lanterna.

Outro resultado importante da rodada foi a terceira vitória seguida do Goiás. Depois de se impor diante dos atuais dois primeiros colocados da tabela, o representante da região Centro Oeste resolveu também diante de um dos últimos da tabela, o Atlético-PR. É a segunda arrancada mais impressionante, depois da do Avaí.



Tão importante quanto a colocação, é o fato de que a vitória na primeira partida de Muricy Ramalho como treinador mantém a tranquilidade que Jorginho impôs no clube. A torcida recebeu bem o novo dono do banco de reservas, em seu elegante agasalho verde com zíper, mas gritou o nome do auxiliar técnico, como homenagem.

O jogo em si foi bem mais ou menos, sem grandes oportunidades criadas e com Obina errando mais do que contra o Corinthians, o que é o normal. Souza e Pierre mais soltos para avançar eventualmente não renderam grandes coisas na criação. Como Ortigoza foi a campo no lugar de Souza, é provável que o repeteco de volantes armadores bem sucedido no São Paulo seja adiado.

Isso preocupa por outro motivo. O primeiro foi a profecia de bar que ensaiei ontem fora do boteco. Eu calculava que um gol de Pierre seria certeza de uma temporada vitoriosa, ao passo que um passe de Souza para o gol ou uma chute na trave ainda significariam esperanças. Como nada disso aconteceu, confio agora na minha absoluta falta de talento para profeta que, segundo fontes, não ultrapassa o comprimento das barbas.

O fato é que a vitória pelo placar simples é ótima, mas não garante um time que funcione durante toda a temporada e menos ainda um grande time.

7 comentários:

Saulo disse...

O jogo foi muito ruim, mas o Palmeiras conseguiu mais um importante resultado. O Verdão é um sério candidato ao título. Ainda mais com o Muricy agora.

Fabricio disse...

Isso me fez lembrar as campanhas do São Paulo nos brasileiros anteriores.

Eu sempre voltava do trabalho de meio de semana ouvindo parte do jogo acontecendo no Morumbi. Era sempre a mesma coisa: o São Paulo não tava jogando muito bem, o adversário estava retrancado, etc, etc, etc.

Depois chegava em casa, parava de ouvir o jogo e quando ia ver o resultado, 1x0 ou 2x1 para o time da casa. Sempre.

Se for pra continuar assim, tá ótimo. O importante são os 3 pontos.

Tiago disse...

Nossa Anselmo, quéisso?

O Flu tava no desespero, com a defesa bem armada, e o Palmeiras girou a bola direitinho. Bom, não tão direitinho assim se levarmos em conta o pântano que foi o Palestra. Mas deu pra sentir uma consistência grande no time.

Olhemos a parte cheia do copo, meu caro.

fredi disse...

Anselmo, como se explica aquele campo? Verdadeiro chiqueiro (ops) sem querer provocar provocando.

Anselmo disse...

fredi, é o mesmo gramado do ano passado. as obras da arena tem que começar logo.

tiago, a apresentação do palmeiras foi bem pior do que nos últimos jogos. tem o fator gramado, o fator defesa adversária... mas não aponta pra um grande time.

como torcedor, quero ver o palmeiras como favorito ao caneco pela posição que ocupa na tabela, mas pelo futebol não acho que isso esteja assegurado. como bem apontou o fabrício, pra levar a taça, não tem sido necessário mostrar futebol de time grande.

mas admito que gostaria de ver apresentações melhores.

Tiago Soares disse...

Anselmo, continuo considando o futebol apresentado deveras consistente. Não dá pra esquecer que o Fluminense entrou no desespero total, e que o Renato Gaúcho postou muito bem a defesa bem postada.

O Palmeiras se preocupou em girar a bola, mesmo com as duas linhas de defensores do Fluminense. E o fez com propriedade, e manteve o ritmo. Isso pode parecer simples, mas não é.

Agora, não rolou um futebol exuberante e tal. Fato. Mas tô pra ver um time que encha os olhos diante de um ferrolho.

E, afinal: o que é "futebol de time grande"?

Victor disse...

Anselmo,
vale a observação que Renato desde que entrou tem tentado montar um time deveras defensivo no Fluminense.
A ideia é acertar lá atrás para se der tentar algo na frente.
E o Flu ainda contou com a ajuda do gramado para dificultar a vida do Palmeiras.