Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ao passar o olho por uma materinha do
Jornal da Tarde sobre mais uma pesquisa envolvendo cerveja, não foi o resultado que me chamou a atenção. Segundo a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cervejas brasileiras têm vitamina B9, importante no combate à anemia e doenças cardiovasculares. Entre os três tipos analisados, a malzbier foi a que apresentou melhor resultado. E aí que está o detalhe: com mais que o dobro de vitamina B9 do que as cervejas pilsen e sem álcool nacionais. A pesquisadora e engenheira de alimentos Ana Cecília Poloni Rybka, coordenadora da pesquisa, observou que "a cerveja sem álcool apresentou teor abaixo, porém similar ao teor encontrado em cerveja pilsen, tanto de folatos como de compostos fenólicos". É isso mesmo: "abaixo, porém similar".
Concordo que ter mais ou menos vitamina B9 não faz a menor diferença para nós, manguaças, que combatemos a anemia com os mais variados "frutos do bar" (batata frita, manjuba, linguiça, costelinha, salsicha, ovo cozido, Calafrango, dobradinha do Tom Cat, X-Elvis etc). Mas a similaridade entre as
pilsen brasileiras mais consumidas (Brahma, Skol, Antarctica etc) e as
sem álcool (Lieber, Kronenbier) nesse quesito não deixa de ser curiosa. Porque, cada vez mais, parece tudo
a mesma coisa...
7 comentários:
peraí! as pielsen brasileiras tão no mesmo nível das sem álcool em termos de vitamina B9? tem uma diferença grande aí...
mas no próximo teste cego do Futepoca, graças a este post, os ébrios jurados terão de degustar pelo menos uma cerveja sem álcool misturada às demais.
Opa, eu quero participar do próximo teste hein? Aceitam convidados?? rsrsrsrs
Fizeram um teste com cervejas com e sem álcool (ver aqui) e os quatro avaliadores tiveram mais acertos que erros ao identificar quais tinham álcool. Ou seja, por pior que sejam pilsen "comerciais" de cá, o gosto é bem diferente das sem álcool.
Aliás, no mesmo teste, só uma marca com álcool ficou atrás de uma sem álcool.
Marcão manchetou que nem a Folha, hein?
A propósito, a dobradinha do Tom Cat e o X-Elvis são inesquecíveis. Meu sistema digestivo se agita só de lembrar.
"Combater a anemia" foi um eufemismo sensacional. Passarei a usar.
Calafrango também era bão!
Postar um comentário