Destaques

domingo, junho 25, 2006

À flor da pele

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


A partida entre Portugal e Holanda teve toda a dramaticidade que conviria a um jogo eliminatório de Copa do Mundo. Emoções fortes, belas jogadas, imprevisibilidade e um duelo entre gigantes que manteve o suspense até o final. Final que, se fosse outro, talvez não fosse injusto.

A dramaticidade começou com a violência holandesa contra Cristiano Ronaldo, que teve de ser substituído após uma entrada violenta de Boulahrouz. Apesar do time já estar ganhando por 1 a 0, belo gol de Maniche, era uma perda inesperada para a equipe de Felipão. Desalento para Portugal, que era pressionado pelos adversários com um toque de bola rápido e jogadas pelas pontas.

A partir daí, se travou uma guerra. Quase no sentido literal. Jogadas violentas, algumas vistas pelo árbitro e outras não, deram a tônica da batalha em que Portugal se defendia com um a menos desde o primeiro tempo. Portugal se igualou em número de jogadores com os holandeses durante somente 14 minutos, pois, após a expulsão de Boulahrouz, Deco também foi expulso do lado português.

Cera, catimba, raça, garra, vontade. Portugal não mostrou apenas isso, elementos que faltaram contra Angola, mas mostrou capacidade de variação tática conforme o momento da partida e também que possui opções no banco, além de um brilhante - em mais de um sentido - comandante. Felipão amplia seu recorde de vitórias em Copas, Portugal chega a uma quarta de final (feito que não conseguia desde 1966) e também segue invicta há 18 partidas. Tudo depois de um jogo de tirar o fôlego.

Acima de tudo, uma partida de um time que já entrou para a história como vencedor. Mas pode chegar mais longe e, hoje, acredito que ninguém duvide dessa possibilidade.

5 comentários:

Thalita disse...

Emocionante! E se não fosse o Felipão Portugal teria voltado pra casa. Isso é que é Copa!

Csai D. disse...

GRan partido, muy buen partido el de hoy. Me recordó al que jugaron tan inténsamente Italia contra Estados Unidos.

Una pena que para Portugal se haya caído Deco para el próximo encuentro.

Anônimo disse...

carnificina...

Marcão disse...

Portugal foi roubado de tal forma que, no próximo jogo, não poderá contar com Costinha (esse merecidamente), Cristiano Ronaldo e Deco (esse foi derrubado por um holandês e acabou expulso). Ficou molezinha pra Inglaterra. Mas vai ser do caralho se, mesmo assim, Portugal passar. Daí ninguém segura o Felipão. Pode desistir, Parreira...

Nicolau disse...

Pena que não deu empate, a prorrogação ia ser épica. E discordo com Marcão sobre Portugal ter sido roubado, teve porrada pra todo lado. Um holandês tomou uma voadora no peito dentro da área de Portugal e nada ocorreu. E sobre o Deco, todos os jogadores que eu vi atrasando cobrança de falta nessa Copa tomaram amarelo.