Destaques

terça-feira, junho 27, 2006

Roberto Carlos fora e outras considerações

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Até aceito discutir o Cicinho como opção eventual ao Cafu, mas não é necessário. O veterano recordista de partidas em copas do mundo se apresenta, não marca pior do que o lateral madrilenho etc. Mas Roberto Carlos está insustentável. Displicente na defesa e nulo no ataque, nem serviu para cobertura nos contra-ataques adversários, nem chutou no gol (acertou, quero dizer).

Mas não se pode culpá-lo pela falta de ligação entre defesa e ataque. Duas coisas ficaram claras na partida contra Gana. Primeiro que não se pode jogar em linha na defesa contra o Brasil e que o contra-ataque canarinho, mesmo longe da produtividade desejada, é muito perigoso.

Ao mesmo tempo, Gana mostrou que marcar a saída de bola cria dificuldades para o time de Parreira. Quando Gaúcho e Kaká voltam à intermediária defensiva, os atacantes voltam para a linha de meio de campo, comprometendo a ofensividade. A entrada de Juninho Pernambucano não ajudou em nada, mas Ricardinho conseguiu pegar bolas na entrada da área para deixar três jogadores na cara do gol em menos de 10 minutos.

Tocar a bola com rapidez, em tabelas no ataque, desbaratina a marcação da zaga brasileira, assim como qualquer defesa. Mas quem toca mais rápido a bola e tem mais perna para marcar pressão do que Gana nesta Copa?

3 comentários:

Glauco disse...

Gana tentou uma tática suicida e, ainda que tenha atrapalhado a saída de bola do Brasil, deixou o campo para os contra-ataques. Mas ninguém vai ter a coragem (ou burrice) de Gana e tentar marcar o Brasil no campo dele. todo mundo - inclusive os grandes - vão esperar na intermediária para eles tentarem contra-ataque. Seleção que não joga bem, mete três em uma oitava de final, perdendo mais cinco chances de gol absurdas, não é qualquer equipe.

Marcão disse...

Volto aqui a conclamar os companheiros para minha campanha FORA, ROBERTO CARLOS! (vide post mais abaixo). Não é de agora que estou falando isso.
Desde a estréia na Copa esse inútil está atrapalhando todo o esquema tático. Se a intenção é não complicar, ponham o Gilberto.
Senão, mandem o Zé Roberto pra lateral e ponham o Juninho pra fazer a dupla de volantes com o Gilberto Silva (o Emerson não está bem).
Mas tudo isso é só palpite. O que interessa, na verdade, é o Robinho voltar pra fazer dupla com o Gordo (Adriano jogou mal, apesar do gol) e o Roberto Carlos ser escorraçado.

XÔ, ROBERTO CARLOS! VAZA!

Unknown disse...

Léo (Benfica) para a canarinha :))