Destaques

quarta-feira, janeiro 17, 2007

A coisa vai Fruet, digo, feder

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O que no começo parecia uma boba briga entre amigos agora configura-se em uma tragédia política. A entrada de Gustavo Fruet na corrida para a presidência da Câmara, ao meu humildecíssimo ver, caminha para ser mais uma derrota do governo Lula no Legislativo.

Fruet é esse cidadão com cara de bobo aí em cima. É do PSDB do Paraná e foi escolhido como o tal do "candidato da terceira via".

Por que a escolha dele azeda a quase certa vitória de Chinaglia? Porque simplesmente esfacela o apoio que o PSDB havia oficializado ao petista. Os oposicionistas no Congresso estavam perdidos. Para eles, a escolha era entre o ruim (Aldo Rebelo, do aliado PC do B) e o pior (Arlindo Chinaglia, do partido do presidente).

Agora, Fruet vai carregar todos os votos dos que simplesmente "não querem ajudar o PT". Inclua-se nessa relação grande parte do PSDB, do PFL e até mesmo do "governista" PMDB. Com o voto secreto, cada um escolhe quem quer. Aí que a coisa fede de vez.

Pior: já há na imprensa quem sugira que uma eventual (antes provável, agora é "eventual" mesmo) vitória de Chinaglia simbolize a volta das práticas mensaleiras, já que para vencer o PT teria que se aliar àqueles partidos que não sabem pra onde correr. A análise não é minha, adianto; ouvi na CBN hoje. E acho que tende a se repetir.

Se fosse pra colocar meu dinheiro em jogo, apostaria na vitória de Fruet.

4 comentários:

Edu Maretti disse...

Acho, Olavo, que você perderia a aposta. Primeiro, porque haverá dois turnos de votação, e no segundo o PSDB não leva. Segundo, porque, mesmo o voto sendo secreto, me parece que o acordo PT-PMDB (com adesão da esmagadora maioria do PMDB, a maior bancada da Câmara) é pra valer e envolve interesses para além da atual conjuntura: em troca do apoio peemedebista agora, o PT apoiará um candidato do PMDB para a sucessão à presidência da Casa em 2009.

Glauco disse...

Coloco o meu dinheiro em jogo e aposto no Chinaglia. A base está muito mais firme e o PSDB e PFL juntos têm quase a bancada do PMDB. Os partidos pequenos tendem pro Chinaglia ou Aldo e, essa história de "mensaleiros" é coisa de imprensa tucana, já tentando justificar a derrota. Claro exemplo disso é o fato de que, já prevendo a vitória de um governista, a grande imprensa vem com a história de que "estão negociando cargos" para conseguir o apoio do PSDB, que simplesmente segue o critério de proporcionalidade. Ainda bem que o douto e santo FHC (aquele da emenda da reeleição) não fazia isso...

Nicolau disse...

Começo condenando o trocadilho do companheiro já no título do post. E continuo tamém botando meu dinheiro no jogo. Dá Chinaglia, porque a oposiçaõ naõ tem bala na agulha. Se der dois turnos, vão Chinaglia e Aldo, o Fruet não passa nem a pau. Ou o Aldo é bobo agora de manter uma disputa perdida? Uma hora ele é o cara na outra está fora da disputa?
Agora, o PSDB, que aparecia mais uma vez dividido, após FHC e outros condenarem a decisão da bancada de apoiar Chinaglia, pode agradecer aos companheiros "independetes" pela bóia de salvação. Desde quando um candidato do partido derrotado nas eleições presidenciais é independente?

Marcão disse...

Ô povo disposto a apostar dinheiro! Com certeza, estão recebendo mensalão...