Destaques

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Independente Futebol Clube

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Eu, por desleixo de início de ano, tenho lido menos jornais do que deveria e por isso nunca tinha ouvido falar do “Grupo dos 30”, formado por deputados que se dizem independentes na Câmara Federal. Na Folha de hoje (só para assinantes), a matéria "Grupo dos 30" sela aliança com Aldo contra Chinaglia" fala da intenção desses deputados de lançar um candidato próprio para a presidência da Câmara para forçar um segundo turno e desbancar o favoritismo de Arlindo Chinaglia (PT), a quem chamam “candidato de José Dirceu”. No segundo turno, apoiariam Aldo Rebelo (PCdoB). Enfim, manobras da política.
O nome da vez como candidato “independente” é o de Gustavo Fruet (PSDB). A matéria diz que a “terceira via” conta com a “simpatia do PFL” e começou no último final de semana a ganhar adesão de tucanos, como Paulo Renato Souza e José Aníbal, descontentes com o anúncio da cúpula do partido de apoiar Chinaglia. O pefelista José Carlos Aleluia apóia a idéia e avalia que Aldo (candidato que tem o apoio de seu parido) pode se aproximar desse grupo num segundo turno.
Até agora, cobrimos mais de dois terços da matéria e todos os deputados citados e ouvidos (com a exceção dos dois candidatos, Aldo e Chinaglia) são tucanos e pefelistas - também conhecidos coletivamente como "oposição". Apenas no último parágrafo Luiza Erundina (PSB) e Luciana Genro (PSol) aparecem falando pelos independentes (a segunda, como é tradição em seu partido, explicitando o racha no grupo). Os independentes, se pretendem honrar a alcunha, precisam considerar melhor suas alianças e a forma como elas serão noticiadas..

3 comentários:

Glauco disse...

A oposição realmente é uma gracinha. Vendo que não conseguiriam emplacar nenhum nome com viabilidade, parte dela resolveu adotar como candidato da "oposição" Aldo Rebelo, justamente o ex-ministro de Lula e seu amigo pessoal. Caso Aldo vença, o que é cada vez menos provável, ainda é capa da mídia destacar que é uma "vitória" dos oposicionistas. Vamos cair na real: a oposição não tem força para lançar candidato e o PSDB já capitulou. O governo ganhou por antecipação.

Marcão disse...

O PSol rachado?!!?? Absurdo!!!

Anônimo disse...

até a voz do Brasil dá mais voz à oposição do qeu ao governo. Será que os governistas deveriam pagar mais cafezinhos (literalmente, entenda-se bem) para jornalistas? Ou é mais do que birra o problema?