Destaques

segunda-feira, abril 02, 2007

Carta Maior sai do ar

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Pois é, e lamentavelmente quem tentou entrar em http://agenciacartamaior.uol.com.br/ constatou que a Agência Carta Maior saiu mesmo do ar. Triste. E preocupante. Mostra a precariedade com que a chamada imprensa independente trabalha, a dificuldade que tem para sobreviver.

Concorde-se ou não com a linha editorial da agência e de outros veículos que insistem em desafinar o coro dos contentes (Torquato Neto), ela tinha (espero que este verbo no passado não seja definitivo) uma importância muito grande na web, como fonte de informações e, principalmente, de análise a partir de um ponto de vista "do lado de cá" do espectro político.

Eu tenho motivos particulares para lamentar. Os jornalistas Betch Cleinman, Antônio Martins e eu participamos do que se poderia chamar de embrião de Carta Maior, em 1999. Atualizávamos diariamente e tinha uma edição semanal. Falo embrião porque nem mesmo o Flávio Aguiar parece considerar a existência de Carta Maior antes de 2000, como mostra seu editorial da semana passada, embora já então (1999) a agência estivesse no ar, ainda que precariamente. Mas com o mesmo estilo que depois consolidou. Saí da promissora agência em março de 2000, para trabalhar na Revista Submarino.

Seja como for, eu torço para que Carta Maior encontre forças e volte ao ar.

8 comentários:

Iara Alencar disse...

que pena, eu gostava deles.

Marcão disse...

Vamos beber a Agência.

Thalita disse...

por falar em beber, abril não é o mês do fim do Bar do Vavá?

Edu Maretti disse...

o Marcão deve saber informar...

Edu Maretti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edu Maretti disse...

PS: aliás, Thalita, teu comentário me remeteu a um famoso verso de T.S. Eliot: "April is the cruelest month" (Abril é o mais cruel dos meses). Curioso, não?

Anselmo disse...

será que a gente inclui a luta contra o fim do vavá na pauta do abril vermelho do mst?

Marcão disse...

AGORA OUVI CONVERSA, Anselmo!

Mas parece que o bar vai fechar mesmo. Já tá abrindo só à noite, nem comida tem mais. É o fim.