Destaques

terça-feira, abril 03, 2007

O fim da era Leão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Até que demorou. Foram sete longos meses para o ex-técnico corintiano Emerson Leão sair do clube após brigar com atletas argentinos, dirigentes, jogadores, imprensa, faxineiro, roupeiro, massagista e o que mais passassse na sua frente.

Justo? Talvez não, mas necessário pela situação que se criou. Confesso que, a despeito do senso comum da mídia, que estava adorando malhar o treinador, acho Leão competente. Em 1998, quando treinou o Santos, era o único esquema tático que se diferenciava do comum 4-4-2 e do então recém-adotado-por-qualquer-técnico-brasileiro 3-5-2. Ele colocou o time pra jogar com três atacantes, Lúcio (ex-Flamengo e outros 20 times) na esquerda, Aristizábal na direita e Vila pelo meio. Um bom e efêmero ataque já que os pontas foram vitimados pelo péssimo estado dos gramados destas bandas.

Já em sua segunda passagem, em 2002, todos sabem o resultado. tirou o time da fila, sacou do ostracismo Renato e Elano, encostados no clube, recuperou um desacreditado Paulo Almeida, promoveu Robinho a titular, fez um tal de Alberto marcar gols (alguém lembra dele jogando bem em outro time?) e preferiu treinar moleques a acolher "astros" veteranos gentilmente oferecidos por Marcelo Teixeira.

Ainda faria sucesso no São Paulo, montando o time que seria campeão da Libertadores mais tarde (Paulo Autuori inteligentemente não alterou o esquema da equipe). Mas depois disso começaria sua via crucis. Foi para o Japão, voltou com o rabo entre as pernas, e teve uma passagem tumultuada pelo Palmeiras. Quando parecia que ia engrenar no São Caetano, foi seduzido pelo Corinthians. Tirou o time da zona de rebaixamento do Brasileirão, mas não deu padrão à equipe. Escurraçou alguns jogadores como Mascherano e Tevez, e viu vários - vários mesmo - outros atletas escaparem das suas mãos por pura incompetência da diretoria do time.

Hoje, não sorri mais como no tempo em que treinava os meninos da Vila e voltou a ser carrancudo e ranzinza. Mas, um argumento usado ad nauseam e que é um pavoroso lugar-comum, é chamar Leão de autoritário e esculachá-lo por conta disso. De fato, ele é. E os outros? Muricy é um docinho de pessoa, assim como o elegante Vanderlei? E o treinador mais louvado e incensado do país, Bernardinho, que fala muito grosso com mulheres e alivia com homens? Será ele um exemplo de ponderação?

Na verdade, parece que as pessoas pedem por um tipo de técnico "discplinador", eufemismo para autoritário, que trate os jogadores como crianças arredias. "Boleiro tem que ter rédea curta", pregam os sábios. Talvez como qualquer empregado, garçom ou coisa que o valha. Quem comanda tem que mandar de fato, pensam, refletindo um ranço histórico da sociedade brasileira. Será que é só o Leão que age assim? Se ele fosse bem sucedido no Timão, seria tão questionado por seu autoritarismo?

3 comentários:

Anselmo disse...

acho que o corinthians quis é se livrar do peso do leão pra folha de pagamento.

após o último jogo, se nao me engano, o leão falou mto mal da msi. que curioso.

Marcão disse...

Ainda não sabia da saída. Ele pediu demissão ou foi degolado? Concordo plenamente com as observações do Glauco, mas penso que a birra da imprensa com o Leão se deve ao fato de ele tratar muito mal os jornalistas. Dá "cagaços" em público e humilha mesmo os que não sabem se defender. Ele é odiado por 11 entre 10 repórteres que já tiveram o (des)prazer de entrevistá-lo. Mas é um bom técnico, sem dúvida.

Marcão disse...

Sensação de déjà vu:

Leão ao deixar o São Paulo, abril de 2005:
"Deixo a porta, a janela, o portão, tudo aberto (para voltar). Estou surpreso em sair do São Paulo. Tenho uma gratidão muito forte para os jogadores, os dirigentes, os torcedores."

Leão ao sair do Corinthians, abril de 2007:
“Eu entendo que quando alguém sai de um lugar tem sempre que deixar as portas abertas, ou ao menos as janelas. É isso o que está acontecendo no Corinthians”.

Portanto, senhores, já estamos avisados: se deixarem as portas ou janelas abertas, o Leão volta.