Destaques

quarta-feira, abril 04, 2007

Sobre Fábio Costa e Rogério Ceni

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Lance! trouxe nesta semana uma retranquinha com o Vanderlei Luxemburgo dizendo que o Fábio Costa "merece uma nova oportunidade" na seleção brasileira. "É um jogador de seleção e esteve lá comigo mesmo", comentou Luxa, que convocou o goleiro para o Pré-Olímpico e para as Olimpíadas de 2000. "Ele está fininho, em grande forma", acrescentou o técnico. Sou conhecido aqui entre os futepoquenses por criticá-lo, mas, de fato, Fábio Costa está fazendo um excelente início de temporada e é um dos destaques da campanha santista no Paulistão e na Libertadores. Está visivelmente mais magro, com um poder de reflexo muito maior do que antes e já há muito tempo não comete uma falha bisonha. Se o Dunga o convocar, é puro merecimento.

Mas, sem o objetivo de "espalhar cizânia", como diria o Edu, a mesma edição do Lance! destacou, em outra retranquinha, o fato de Rogério Ceni ser o melhor lançador do Campeonato Paulista entre os clubes "grandes", segundo o Footstats. Ele fez 150 lançamentos certos até agora (média 8,82 por jogo), contra 86 do lateral-esquerdo santista Kléber. O jornal ressalta ainda que, neste início de 2007, Ceni levou apenas 14 gols em 20 partidas, o que dá uma média de 0,7 gol por jogo - o melhor índice desde que o goleiro se tornou titular do São Paulo, há exatos dez anos.

Pensei nesse post porque, no Brasil, é interessante observar como surgem goleiros tão bons como Dida, Marcos, Rogério, Júlio César, Fábio Costa, Hélton, Diego Cavalieri e (por que não?) Doni, e como todos eles têm características tão diferentes entre si. Um tem mais envergadura, outro é bom em jogadas aéreas, tem o que joga bem com os pés, outro que é um monstro na antecipação e mais outro com um reflexo espetacular. Realmente, acho que nunca tivemos tanta diversidade. Difícil é escolher apenas dois ou três para a seleção, a partir de estilos tão distintos entre si.

6 comentários:

Anselmo disse...

o Fábio Costa está "fininho"... curioso. Embora concorde qeu há uma diminuição, digamos, de manequim, pergunta-se por pura memória fraca: falavam que ele tava gordo antes?

Glauco disse...

Já me penitenciei em relação ao Fábio Costa, quanto ao Ceni, tenho uma dúvida sobre o que se pode considerar "lançamento". Sinceramente, por mais que o Ceni seja bom passador, detesto times (quase todos hoje em dia) que iniciam a jogada com chutões/lançamentos do goleiro pra frente, algo que virou quase obirgatório nos dias atuais.

Anselmo disse...

concordo, mas tenh oque reconhecer (apesar de toda minha birra com o Rogério Ceni que não decorre apenas dos gols contra o meu time) que um lançamendo de goleiro, se bem treinado, é metade de um contrataque

Glauco disse...

Pra armar um contra-ataque, maravilha, mas usado a toda hora é complexo.

Edu Maretti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edu Maretti disse...

Bom, os amigos sabem que sou fã do capitão do Santos. Mas reconheço que a capacidade de passar do goleiro são-paulino e sua capacidade de jogar quase como líbero é um diferencial importante, tanto que eu defendi que ele fosse titular em 2006 no time do Parreira. Como goleiro (embaixo do gol), na função principal da posição, acho que ambos se equivalem, com vantagem para Fábio Costa quando este está em forma como agora. É o que acho. Os outros citados pelo Marcão (com exceção do Helton, que não gosto) também são importantes...