Destaques

segunda-feira, abril 02, 2007

Estão subestimando São Caetano e Bragantino

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Parece consenso entre a mídia esportiva - e mesmo entre os colegas futepoquenses - que a final do Campeonato Paulista será disputada por dois dos chamados "times grandes". A aposta óbvia é Santos x São Paulo e por isso já existe até briga, nos bastidores, pela definição dos locais dos jogos decisivos. Foi só o Palestra reagir nas últimas duas ou três rodadas para que já dessem sua classificação como certeza absoluta - e alguns otimistas apostaram até num Santos x Palmeiras na final. Para mim, isso é subestimar demais os outros clubes que brigam por vaga nas semifinais.
O São Caetano, por exemplo: é um dos times mais regulares da competição. Tem 10 vitórias, sendo 4 fora de casa. Entre seus destaques estão Somália (foto), o artilheiro do campeonato, e Douglas, um meia realmente muito promissor. O time vai fazendo uma campanha semelhante a de 2004, quando chegou desacreditado à segunda fase e atropelou São Paulo e Santos antes de conquistar o título contra o Paulista de Jundiaí.
Outro clube que ninguém está prestando atenção, no momento, é o Bragantino. Seus principais artilheiros, Alex Afonso e Everton, merecem atenção. O time fez 33 gols - é o quarto melhor ataque, empatado com o Noroeste. E tomou só 15 gols até aqui, sendo a segunda melhor defesa. Mesmo assim, a mídia esportiva só fala de Santos, São Paulo e Palmeiras e ninguém analisa ou comenta com mais detalhes (e respeito) o trabalho desses clubes que correm por fora.

É claro que Santos e São Paulo são, disparados, os melhores do futebol paulista. Mas a segunda fase, a partir das semifinais, é outro campeonato. E esses times, digamos, "medianos", levam sempre a vantagem de não enfrentarem qualquer tipo de pressão, pois não têm torcida expressiva e não estão disputando a Libertadores em paralelo. É aquela coisa: se perderem, deu o óbvio; se ganharem, parabéns.
Por isso, não acho que a final entre dois "grandes" seja uma certeza incontestável. Muita gente graúda já se deu mal por pensar assim. De qualquer forma, pela vontade, aplicação e poder de reação que os limitados São Caetano e Bragantino (e memo o Paulista de Jundiaí) vêm mostrando nessa reta final, penso que a próxima fase do Paulistão será bem emocionante. E sem essa de "já ganhou".

3 comentários:

Anselmo disse...

não comento aqui. faço outro post.

Glauco disse...

Em relação ao São Caetano que foi campeão paulista, aquele era um time com moral e melhor tecnicamente do que esse atual, sendo respeitado pelos adversários e jogando no contra-ataque. Ainda assim, só desclassificou o São Paulo, na minha opinião, porque era uma partida só e assim as equipes menores são favorecidas. Em dois jogos, difícil acreditar que a façanha se repetiria. Ficarei bastante surpreso se não tiverem dois grandes na final.

Marcão disse...

Mas, Glauco: o São Caetano, em 2004, desclassificou o Santos em duas partidas: 3x3 e 4x0. E o Paulista de Jundiaí também passou pelo Palmeiras em dois jogos (1x1 e 3x3, vencendo por 4x3 nos pênaltis). Eu também ficarei surpreso se não der dois grandes na finalíssima este ano - mas não tanto.