Destaques

quarta-feira, abril 04, 2007

O dia em que Pelé jogou no Galo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Antes de mais nada, o título acima é mentiroso. Quem está na foto publicada pelo Estado de Minas de hoje, 4/4, é seu pai, Dondinho. A publicação vale pela semelhança entre os dois. Segundo a quase colaboradora futepoquense, Carmem, eles têm a mesma cara. Mais que isso, a semelhança é assombrosa.

De qualquer forma, para quem tiver interesse, a matéria está no www.superesportes.com.br e mostra como em 1940 o pai do craque estreou com a verdadeira camisa alvinegra num amistoso contra o São Cristóvão, fez passe para o único gol, machucou-se, foi substituído e não passou no teste, sendo dispensado e voltando para Bauru.

Daí o texto especula que se o teste tivesse dado certo um tal de Edson, que nasceu no mesmo ano do teste, poderia ter nascido em BH e, quem sabe, jogado no Galo. Mas como não existe "se" na história... Infelizmente

8 comentários:

Anselmo disse...

grande dondinho...

Glauco disse...

Que sorte o Pelé teve... rs

Marcão disse...

Pelo o que eu li na biografia do Pelé, eles moravam em Três Corações nessa época (onde Pelé nasceu). Depois, foram para São Lourenço, onde Dondinho jogou no Vasco local - que tinha como goleiro Bilé, origem do apelido mais famoso do mundo. Bauru veio muito mais tarde e, portanto, não foi o destino imediato de Dondinho, ao deixar o Atlético-MG.

Marcão disse...

Ah, Glauco: além de escapar do Atlético-MG, o Pelé saiu de outra roubada quando começou a jogar bola. Dizem que, em 1955 (um ano antes de ele ir para o Santos), o BAC (Bauru Atlético Clube) fez um acordo com o CAT (Clube Atlético Taquaritinga) para uma permuta de jogadores. Os bauruenses foram até a minha cidade e escolheram três jogadores. Depois, pelo acordo, um olheiro do CAT foi a Bauru e levou três do Baquinho. E não escolheu o Pelé!!!

Edu Maretti disse...

Sonhar não custa nada, né, Frédi? heehe. O destino não quis.

Unknown disse...

Marcão, pelo que está na matéria do Superesportes, depois do Galo ele teria ido jogar e morar em Bauru, onde Pelé nasceu no mesmo ano. Sei lá...

Quanto às outras gracinhas sobre o Galo, aguardem o brasileirão, no qual pagarão com vitórias do glorioso e verdadeiro alvinegro das alterosas.

Marcão disse...

O Superesportes disse que o Pelé nasceu em Bauru?!?? Putz, que bola fora! Reproduzo aqui só um trecho da Wikipedia:

"Edson Arantes do Nascimento (Três Corações, 23 de outubro de 1940) - Filho de Dona Celeste e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol afamado no sul de Minas Gerais, conhecido como Dondinho, em 1945, mudou-se com a família para Bauru (São Paulo). O nome 'Edson' foi escolhido pelo pai para fazer uma homenagem ao o inventor Thomas Edison.

Ainda criança manifestou a vontade de ser jogador de futebol. Ironicamente a alcunha 'Pelé' que serviu para identificar o jogador considerado o maior goleador de todos os tempos teve origem num goleiro. Em 1943 o pai de Pelé jogava no time mineiro do São Lourenço. Pelé, que então tinha três anos, ficava bastante impressionado com as defesas do goleiro da equipe do pai e gritava: 'Defende Bilé'. As pessoas próximas começaram a chamá-lo de 'Bilé'. Muitas crianças colegas do garoto Edson tinham dificuldade em pronunciar 'Bilé' e com o tempo o apelido virou 'Pelé'."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A9

Henrique disse...

Sim, a origem de Pelé, era de Bilé. Pelé se auto-apelidou de Bilé, mas as crianças não conseguiam falar Bilé, só conseguiam falar...

P E L É