Destaques

quarta-feira, abril 11, 2007

Por que os clubes concordam e depois chiam?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Lance! adianta que, em reunião marcada para as 11h de amanhã, a Federação Paulista de Futebol deverá confirmar Morumbi e Pacaembu como únicos estádios a receberem partidas das semifinais e finais do Paulistão deste ano. Isso garantirá uma óbvia vantagem para o São Paulo, dono do Morumbi, e já está provocando uma grita geral por parte de Santos, São Caetano e mesmo dos que decidem hoje a última vaga - Bragantino, Palmeiras, Paulista e Ponte Preta.


Antes de mais nada, deixo claro que sou totalmente contra essa atitude da FPF. O Santos, como primeiro colocado na primeira fase, tem todos os motivos do mundo para decidir pelo menos um jogo das semifinais - e também um das finais - na Vila Belmiro (foto). E se o Bragantino decidiu o Brasileiro de 91 no acanhado Marcelo Stéfani, por que, agora, o São Caetano não pode usar o Anacleto Campanella? O mesmo vale para o Parque Antarctica, o Jaime Cintra etc.

Como é impraticável agradar todo mundo ao mesmo tempo, uma possível solução seria jogar todas as quatro partidas semifinais no Pacaembu e ver o que acontece: se o São Paulo não passar para a decisão, o Morumbi pode ser o palco das finalíssimas. Caso contrário, a Federação poderia resgatar a decisão do Paulistão no interior, com jogos em Ribeirão Preto e Presidente Prudente, por exemplo, como ocorreu em 1995.

Porém, o fato concreto é que todos os clubes, nesse momento, estão de mãos atadas em relação à FPF. Porque, ANTES de o campeonato começar, TODOS concordaram que a escolha dos estádios para os jogos semifinais e finais seria de responsabilidade dela. Acho errado. Mas por que raios permitiram isso? Por que ratificaram essa cláusula? E por que chiam agora?

Cabe uma ressalva: na mesma edição do Lance!, Vanderlei Luxemburgo diz que o regulamento do Paulistão 2007 é dúbio. "Como um regulamento pode dizer que o mando é da Federação se um pouco depois diz que a melhor campanha tem o privilégio de jogar como mandante até a final?", questiona. Sei lá, não li o tal regulamento. Mas, se essa brecha existe mesmo, por que deixaram para reclamar apenas agora, na boca da reta final?

Repito: sou contra a decisão da FPF, pois, se algum time tivesse que levar vantagem nos mandos de campo, teria que ser o Santos - e não o São Paulo. Mas nessa discussão, sinceramente, acho que NINGUÉM tem razão.

7 comentários:

Edu Maretti disse...

Essa pergunta, "Por que os clubes concordam e depois chiam?", eu me faço toda vez que se chega a decisões de torneios e acontecem discussões sobre o regulamento. O Santos costuma se dar bem no Morumbi, onde, por exemplo, foi campeão paulista de 1978 (decisão em 79) e brasileiro de 2002, além de jogos históricos inclusive contra o São Paulo (quartas-de-final do Brasileiro de 2002). Mas, finalmente, acho um absurdo o Santos não poder decidir na Vila. Em qualquer lugar da Europa o time mandante joga em casa, em decisão ou não, exceto na Liga dos Campeões, cuja final já tem o palco definidoo antes de começar a competição.

Marcão disse...

"A final já tem o palco definido antes de começar a decisão". É exatamente esse o ponto, Edu. É aí que a FPF e os clubes paulistas se perdem - e é por isso que eu acho que, agora, NINGUÉM tem razão.
Sobre o direito de o Santos jogar na Vila, reforço: é indiscutível.

Glauco disse...

Mas o fato de caber ao departamento técnico da FPF a escolha dos locais das finais não pressupõe um poder ditatorial e cabe discussão e debate por parte dos seus associados. Não pode o Santos pleitear algo que julga ser do seu direito?

Marcão disse...

Mas por que só agora, e não antes de o campeonato começar? Tá tudo errado...

Glauco disse...

Mas ia parecer muito arrogante se um time pleiteasse isso no começo do campeonato, você só pode reivindicar algo quando se dá uma situação concreta.

Marcão disse...

Glauco, não custa nada à FPF definir previamente que: se as semifinais ou finais forem disputadas por dois dos chamados "clubes grandes", com público maciço e risco de violência, o melhor é jogar em campo neutro (Pacaembu, estádios do interior etc). Caso contrário, fica assegurado que cada clube envolvido na disputa terá um jogo como mandante, onde bem entender. E ponto final. Difícil ou fácil?

Glauco disse...

Como já comentamos, tudo pra FPF é difícil...