Destaques

segunda-feira, agosto 06, 2007

Fiel o catso!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Desde sempre ouvi a lorota, repetida ad nauseum, de que a torcida do Corinthians é a única "fiel", que não abandona o time etc etc. Nunca acreditei. O Brasileirão deste ano é a prova incontestável de que, como qualquer outro torcedor, o corinthiano enche estádio só quando o time vai bem - e some quando vai mal. Mentira? Pois vejamos: depois de vencer o portentoso América-RN fora de casa, o Corinthians levou 40 mil pagantes ao Morumbi, no dia 23 de junho, contra o Paraná.
O zero a zero marcou o início do calvário de dez partidas sem vitória. E o que fez a "fiel torcida"? Debandou. Depois do Paraná, o Corinthians recebeu o Palmeiras no mesmo Morumbi. Ora, se 40 mil foram ver o time paranaense, o lógico seria um público superior ou pelo menos semelhante no mais tradicional clássico paulista. Mas o "pé atrás" ficou claro pelos 28,3 mil pagantes (e temos que considerar a enorme parcela de palmeirenses). Pra complicar, o Corinthians perdeu o clássico (1 x 0) e a partida seguinte contra o Sport (2 x 1), fora de casa.
Pois bem, e a "fiel"? No jogo seguinte, em pleno Pacaembu, míseros 8,6 mil pagantes foram ver o 1 x 1 com o Fluminense. Por se tratar de um clássico, o Corinthians x São Paulo, no Morumbi (1 x 1), atraiu 26,9 mil pessoas - público semelhante ao do jogo contra o Palmeiras - e aí também deve-se considerar a boa parcela de são-paulinos. Bom, o time de Parque São Jorge foi a Porto Alegre e perdeu de 3 a 0 do Internacional mas, em seguida, a tão decantada "fiel" decidiu "ir na boa": a partida contra o lanterninha Náutico no Morumbi era prenúncio de goleada e recuperação, e por isso 17,9 mil compareceram. Resultado "inesperado": 3 a 0 para os pernambucanos.
Aí, após o 2 a 2 fora de casa contra o Figueirense, a mentira da fidelidade ficou exposta: 5,3 mil pagantes no empate de 2 a 2 contra o Flamengo (no clássico das maiores torcidas do país) e, no último sábado, só 4,2 mil na vitória por 1 a 0 contra o Goiás - ambos os jogos no Morumbi, afinal, esperava-se mais da "fiel".
Sempre ouvi falar que a torcida do São Paulo não vai a estádio, que não acompanha o time etc etc. Porém, como o Corinthians tem o dobro (ou mais) de torcedores, começo a considerar que, proporcionalmente, os são-paulinos são o tanto quanto - ou mais -"fiéis". Ou não, mas essa conversa de "fiel torcida", que comparece em peso até nos momentos ruins, ninguém engole mais.

10 comentários:

Anônimo disse...

"Fiel torcida" é tão mito quanto a "molecada do terrão". E os números comprovam isso.

Thalita disse...

e ainda tenho q ouvir na CBN uma matéria especila sobre a falta de torcida nos jogos do são paulo.
ah, vão catar coquinho!

Olavo Soares disse...

Mas a torcida do São Paulo também é furona, uai. Assim como a do Santos, que é péssima. A falha de um não exclui a dos outros.

Thalita disse...

a reclamação foi porque a matéria falava especificamente do São Paulo.
Todas as torcidas têm o mesmo comportamento!
O máximo que se pode falar é q o Morumbi sempre parece vazio, pq é grande. Coisa q o Corinthians já percebeu.

Anônimo disse...

a melhor média de público é a do grêmio...

Anselmo disse...

o juca kfouri falou que o corinthians tava mandando jogos no morumbi porque o Dualib tinha medo de fazer no pacaembu. O motivo é que as cativas do estádio público são abertas, enquanto as do Cícero Pompeu de Toledo são fechadas, isoladas do povão. não sei se a informação procede. mas o pacaembu não é tão pequeno assim.

Anônimo disse...

Acho que nem precisa de grandes estudos para associar a colocação na tabela com a média de público dos clubes tradicionais do Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Essa lenga-lenga da fidelidade das torcidas de Corinthians e Flamengo é só porque vende mais.

As mesmas condições para, por exemplo, Corinthians e Palmeiras são tratadas como "o time alviverde está perigando" - uma página no jornal; e "CRISE ALVINEGRA" - todo o caderno de esportes.

Anônimo disse...

Só para lembrar: o jogo Corinthians X Paraná foi aquele da promoção da Nestlé. Ou seja, o público seria muito menor caso fosse cobrado o preço normal do ingresso.

Glauco disse...

Já disse várias vezes que esse papo de fidelidade é uma baita balela. Agora, tem que agradecer aí à Nestlé porque senão o vexame teria sido maior ainda...

Anônimo disse...

Sobre o jogo entre Corinthians e Palmeiras, os repórteres de rádio e televisão destacaram a desproporção entre os torcedores. Havia muito mais corintianos. Outro fator que pesa contra o público é que, como o acesso ao Morumbi não á nada facilitado, jogos de pouca importância tendem a atrair menos público do que os disputados no Pacaembu, bem mais charmoso e melhor localizado, diga-se...