Destaques

segunda-feira, outubro 22, 2007

Brasil pode ter um único fuso horário

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

As empresas de radiodifusão podem ser um fator decisivo para que o projeto do senador Tião Viana (PT-AC), que estabelece um único fuso horário para todo o país, seja aprovado no Congresso Nacional. Tudo porque as emissoras de televisão terão que se adequar, até o dia 9 de janeiro, às novas regras da classificação indicativa de programas, que determina que os horários de exibição respeite os diferentes horários de todo o território nacional.

Assim, a novela da Globo que começa às 21h no horário de Brasília e que hoje vai ao ar às 20 horas em parte do Centro-Oeste e da região Norte, e às 19h no Acre, sendo classificada como imprópria para menores de 14 anos, só poderá ser exibida nesses locais depois das 21h. O empresariado alega que qualquer adaptação a esse esquema poderia trazer grandes prejuízos financeiros às emissoras locais.

A tábua de salvação dos media estaria justamente no projeto de Tião Viana, que já foi aprovado no Senado e tramita agora na Câmara. Rui Alencar, presidente do Sindicato das Emissoras de Rádio e TV do Amazonas (Sinderpam), afirmou ao Observatório do Direito à Comunicação “Num mundo em que se vive em tempo real, nós teríamos de voltar ao tempo da gravação em fita para transmissão uma hora mais tarde.” De acordo com ele, o custo da gravação seria muito alto para boa parte das emissoras da região amazônica.

Será que os donos da mídia vão levar mais essa?

1 comentários:

Anselmo disse...

depois só o chavez é que é ditador, autoritário e amigo do Esqueleto e do Coração Gelado...