Destaques

quinta-feira, outubro 11, 2007

Che Guevara mostrou o que a Abril quer da Veja

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook



Quando, na edição 2028, datada de 3 de outubro chegou às bancas, 82% dos esquerdinhas estufaram o peito para achincalhar a revista Veja (só para assinantes), as gerações passadas da família Civita – donos da editora Abril, fundada por Victor, pai de Roberto, atual diretor-presidente do lojinha. O desejo do pessoal, parece, era fazer com a revista o que eles fizeram com Che: aloprar. Depois, encontraram nos arquivos da publicação, uma edição de dez anos atrás, em que Dorrit Harazim, ex-mulher de Elio Gaspari, "reforçava" o mito alvo da semanal, o exato oposto da edição deste ano.

A questão mais interessante é que boa parte das queixas da turma de vermelho era direcionada ao grupo Abril, pedindo a CPI TVA-Telefônica – ecoando os pedidos ilibados e desinteressados de Renan Calheiros.

Eis que nas bancas está a revista Aventuras na História, da mesma casa de edições estampa toda pimpona: "Os últimos Dias de Che", com o subtítulo "o passo-a-passo da caçada ao revolucionário e seu assassinato na selva boliviana".

Dentro da revista, ainda mais orgulho subversivo: "A última luta de Che", avança o título. "Há 40 anos, Guevara tentou levar o espírito revolucionário à Bolívia. Acabou assassinado", diz o olho.

O "assassino cruel e maníaco" do texto assinado por Diogo Schelps, editor de internacional de Veja, e Duda Teixeira, na semanal, virou revolucionário para Celso Miranda e Giovana Sanchez na mensal de história. As divergências variam.

Compare:

Aventudas na História:
"Depois de ter levado a Revolução Cubana à vitória em 1959, ao lado de Fidel e Raúl Castro, Che se dedicara a espalhar ideais revolucionários pelo mundo."

Veja:
"Desde o início, Che representou a linha dura pró-soviética, ao lado do irmão de Fidel, Raul Castro. Na versão mitológica, Che era dono de um talento militar excepcional. Seus ex-companheiros, no entanto, lembram-se dele como um comandante imprudente, irascível, rápido em ordenar execuções e mais rápido ainda em liderar seus camaradas para a morte, em guerras sem futuro no Congo e na Bolívia."

Citação ao mexicano conservador (com todo respeito, mas sem ter lido) Jorge Castañeda, ambas as citações são do mesmo Che Guevara - A Vida em Vermelho.

Aventudas na História:
"Na época, a América Latina parecia um grande tabuleiro da Guerra Fria, onde ondas de inspiração comunista esbarravam em ditaduras militares apoiadas pelos Estados Unidos."

Veja, do mesmo autor do mesmo livro:
Era um personagem perfeito para ser símbolo da juventude de então, que se definia pela "determinação exacerbada e narcisista de conseguir tudo aqui e agora"

Aventudas na História, invencível:
"Mais de 2 mil militares estavam no encalço de Che. (...) 'Os soldados em serviço militar, mal treinados e mal armados, quando não foram simplesmente afugentados, sofreram fragorosas derrotas para a guerrilha que parecia, nos dois primeiros meses de conflito, invencível', afirma o jornalista americano Jon Lee Anderson em Che Guevara - Uma Biografia."

Veja, mendigo:
Do cubano Felix Rodríguez, exilado nos Estados Unidos "Eu o encontrei com os pés e as mãos amarrados, ao lado dos corpos de dois cubanos. Sangrava de uma ferida na perna. Era um homem totalmente arrasado. Parecia um mendigo."

Ué? Mas a Abril não odiava o Che Guevara?

De amores pelo amigo de Fidel Castro é que não se morre no edifício Birmann 21.

Numa busca pela página da Abril, há uma centena de referências a Che, com as mais diversas formas de vê-lo. Segundo a página de publicidade da Abril, Veja tem hoje 1,2 milhão de exemplares de tiragem, com circulação de 1,1 milhão, tudo auditado pelo Instituvo Verificador de Circulação (IVC). Já a Aventuras na HIstória, tem 93 mil cópias mensais.

O que se quer dizer com tudo isso é aquilo que o conselheiro Acácio vinha alertando há tempos. Veja joga para a torcida, prega para os já convertidos, advoga para convencer o cliente e permite outras metáforas ainda menos elaboradas. É a publicação segmentada de maior tiragem da história republicana deste país. Segmentada à direita, bem à direita, que conste.

E assim, a exemplo do que avisou Frei Betto, Guevara ajuda até a vender mais Veja.

4 comentários:

Marcão disse...

Já tive os dois livros citados. Sucessivos períodos desempregado me obrigaram a "passar nos cobres" pra tirar o leitinho da criança nos sebos da vida (toda vez que passo em frente ao Red Star, na Teodoro Sampaio, vejo meu exemplar de "Uma biografia" e fico com vontade de recomprar, mas no tengo la plata...). "A vida em vermelho" é um livro mais analítico, político. Tem um sem número de transcrições literais de arquivos da CIA, KGB e quetais. Por isso, é uma leitura espinhosa - mas instrutiva. Já o do Lee Anderson é uma biografia no sentido literal da palavra, vai a fundo no personagem Ernesto Guevara. Tem mais de 900 páginas, mas o texto, a pesquisa e a abordagem (não condena nem idolatra) são elogiáveis. Pra quem gosta de política, dois pratos cheios.

Glauco disse...

Apesar do Castañeda ter de fato dado uma guinada pro centro (nossa, que incomum...), a biografia dele é mt boa. Até porque, à época, ele ainda era esquerdinha. Equilibrada, muitos dados e boas discussões.

r_evangelista disse...

Companheiro alviverde esquerdinha Anselmo, belíssimo post. Congratulações.

ahmed disse...

ما الذى نقوم باستعمال المبيدات للتخلص منه؟
يتم القضاء على جميع الآفات و الحشرات الزراعية و الحشرات المنزلية و القوارض و الأهوام … الخ

الأسلوب :
مؤسسة بخ مبيدات بالعاصمة السعودية
مؤسسة بخ مبيدات بالعاصمة السعودية
يقوم الفريق بتحليل الموضع لأخذ فكرة عن انواع الحشرات الموجودة لاستعمال المبيد المناسب مثلما و يتك استعمال المبيد المناسب لطبيعة المنشأة كذلك.
شركة مكافحة حشرات بالرس
شركة رش مبيدات بالرس
ارخص شركة مكافحة حشرات
شركة رش مبيدات بسكاكا