Destaques

terça-feira, outubro 09, 2007

Ex-dirigente do Santa Cruz quer tirar blogue do ar

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Isso vai virar um dossiê.

Os autores do Blog do Santinha, dos jornalistas e torcedores do pernambucano Santa Cruz, Inácio França e Samarone Lima, são alvo de processo movido por um ex-dirigente do clube. José Cavalcanti Neves Filho, ex-presidente do Santa Cruz e atual cabeça da Futebol Brasil Associados, responsável pela organização da segundona do campeonato nacional, abriu processo na vara civil de Recife.

O Santa disputa a série B do Campeonato Brasileiro, na 13ª posição. Caiu em 2006, com apenas sete vitórias, durante um ano em que a disputa política interna no clube foi acirrada e culminou com a vitória da oposição, encabeçada por Edson Domingues Nogueira, atual presidente, e Carlos Frederico Arruda, vice. O grupo político que tem em Neves sua principal figura, apesar de ele estar afastado de qualquer cargo de direção desde 2005, quando abandonou a presidência do Conselho Deliberativo.

Neves move processos civeis e criminais contra cada um dos jornalistas, segundo ele próprio, por terem usado termos que ele considera ofensivo em artigos do blogue.

Os autores e colaboradores do Blog do Santinha já acumulam centenas de manifestações de solidariedade e de ofensas mais ou menos comedidas nos comentários, além de notas que pipocam por blogues de futebol por aí.

Em entrevista por e-mail, Inácio França, um dos autores-fundadores da página, e o advogado Paulo Sérgio Cavalcanti Araújo respondem duas perguntas cada. Separo tudo em três posts para facilitar a leitura. Neves Filho, por telefone, na noite de segunda-feira, 8, também falou com exclusividade ao Futepoca.

Depois da entrevista, em texto publicado na sexta-feira, 5, no Blog do Santinha, mostra surpresa com o teor das declarações do presidente da FBA, dizendo que juntou artigos em que era chamado de "ladrão" e "quadrilheiro". Na ação, apresentada pelos citados na ação, não há os trechos mencionados.

Publico tudo separado, para render melhor

• O processado: Inácio França explica quem é José Neves Filho

• Ação não é contra o Blog, é contra os autores, diz dirigente

• "Ninguém sabe o que pode ocorrer", vaticina advogado de blogue

2 comentários:

Anônimo disse...

Futepoca,

Basta ver as páginas da petição inicial contendo os pedidos da "ação de indenização por danos morais cumulada com obrigação de fazer". Ele pede:

1 - indenização de cem mil reais por danos morais

2- desabilitação do blog (obrigação de fazer).

Verifiquem e vejam quem está com a razão.

Em todo caso, agradeço pela divulgação. Entendo que o pedido de desabilitação do Blog, mais que uma pendenga entre as partes, é uma questão de cidadania e democracia.

O Blog é um instrumento novo e sua importância parece ainda não percebida por muitos.

Paulo Araújo

Olavo Soares disse...

Belo trabalho de reportagem, Anselmo. Lerei tudo com mais calma e farei divulgação no Orkut.