Destaques

segunda-feira, outubro 08, 2007

São Paulo cada vez mais campeão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A oito rodadas do fim do campeonato, o São Paulo é agora mais campeão do que há duas partidas, ainda que tenha tido duas derrotas seguidas. O fato é que a distância para o segundo colocado, que era de doze pontos, agora caiu pra onze, mas são menos pontos para se disputar até o fim do Brasileirão. Quem se deu muito mal mesmo nos últimos prélios foi o Cruzeiro que, de aspirante ao título (sic), pode simplesmente ficar fora da Libertadores de 2008.

Mas e a partida de ontem? Justa emoção dos corintianos, não é todo dia que ganham de algué... quer dizer, do líder do campeonato. Mas o tom épico que assolou os alvinegros evidencia a fraqueza técnica da equipe. Ontem, o Corinthians foi amplamente dominado no primeiro tempo e só não saiu em desvantagem por conta do excelente Felipe. No segundo, também foi melhor o Tricolor, que sofreu um gol o qual ainda não me convenci de ter sido regular (Fábio Ferreira parece impedido), em um lance de desatenção. Coisas do futebol.

Mas o melhor atleta do Corinthians foi o goleiro, o que mostra um pouco o que foi a partida. Vendo os passes, cruzamentos, finalizações do Timão durante os pouco mais de 90 minutos, comentei, antes do primeiro gol, que era uma ofensa ao bom futebol o Alvinegro vencer a partida. Restou sentir-me ofendido pelo ludopédio.

Mas nem a vitória tirou o Timão do fundo do poço. Ainda está na zona de rebaixamento. E é bom lembrar que, mesmo após a igualmente surpreendente vitória corintiana contra o Santos, a equipe teve um triunfo sobre o América (RN), de forma suada, em casa, e perdeu cinco seguidas. Ou seja, é muito bom colocar as barbas de molho.

Já quanto ao São Paulo, só um cataclisma lhe tira o título. Mesmo assim, há quem acredite. Falando ontem com seu Orlando, conhecido também como meu pai, ele questionou: "Se o Botafogo perdeu cinco seguidas, por que não o São Paulo?". Respondi candidamente: "por que o São Paulo é muito melhor que o Botafogo". E aí ele desenvolveu a seguinte tese: o Tricolor tem o melhor elenco, mas só 15 a 16 jogadores com o mesmo nível. Em duas competições simultâneas, suspensões, contusões e quetais podem fazer o time cair mais de rendimento. Isso, aliado ao destempero demonstrado pelo Muricy, pode abalar o outrora imbatível São Paulo.

Duvido da tese, mas é um alento para os secadores.

***

Comparando com a situação da reta final da Fórmula-1: Hamilton equivale ao São Paulo, Alonso ao Cruzeiro e Haikonnen ao Santos. E Hamilton será campeão mesmo com um sustinho.

9 comentários:

Olavo Soares disse...

Ótima comparação.

Edu Maretti disse...

Grande seu Orlando, esse é cabra, sabe o que diz. O São Paulo tem 3 jogos difíceis pela frente: Flu no Rio, Cruzeiro no Morumbi e Sport fora. Se perder os três, o que não é difícil, dadas as atuais circunstâncias e segundo a bola de cristal, ainda faltarão cinco rodadas e 15 pontos em disputa. "Nunca perca a fé", Glauco.

Edu Maretti disse...

Aliás, votando à teoria da conspiração, muuito esquisito o erro do Hamilton.

Unknown disse...

Pouquíssimo provável o São Paulo não receber a faixa de campeão este ano.

Mesmo assim, ela virá com um carimbo escrito: Campeão sim, mas sem ganhar do curingão.

Abrs

Anônimo disse...

Repito aqui o escrevi ali: O SPFC, de fato, deve ser o campeão, muito por conta da incompetência cruzeirense, sobretudo, e o Corinthians, ainda assim, pode cair.
Isso acaba por provar duas coisas: 1ª: Esse é o Corinthians mais medíocre desde 1910. 2ª: Esse será o campeão nacional mais medíocre desde 1959.

P.S.: Tenho fortes razões para acreditar que aquela manquitolada do Sr. Rogério "Cena" era mais uma das muitas

Anônimo disse...

E ainda sobre a arbitragem, precisamos ter presente que o 2º gol (do Finazzi) foi legal.
Só a tal Maria Eliza, de atributos físicos superiores aos técnicos, viu alguma infração ali.

Anônimo disse...

Ei, pera lá. O impedimento no gol do Betão, na minha opinião, até existiu (no Fábio Ferreira, não no Betão), mas foi milimétrico. Normal o lance ter seguido. Mas o Finazzi estava claramente impedido, e os replays mostraram isso.

Anselmo disse...

peraí: quer reclamar da arbitragem, reclama da falta que deu origem ao gol do corinthians.

impedimento não houve. tampouco falta.

e concordo com a teoria do cataclismo.

Anônimo disse...

não vem discutir não. eu não vi o jogo, pois estava no avião, mas soube de fonte segura - o taxista que me levou do aeroporto até em casa - que o gol do finazzi não estava impedido, embora o de betão sim. então está justo e o timão venceu.
se isso afronta o bom futebol, vou contar ao glauco uma história que aconteceu muitos anos atrás, quando eu era ala esquerda do time de futebol de salão do meu colégio. disputávamos a temida taça dan-up, na segunda rodada (era mata-mata desde a primeira). depois de um jogo de grandes emoções para nós, acabamos perdendo, mas o nosso goleiro ganhou uma camiseta como prêmio de melhor jogador. alguém poderia dizer "esses caras ofendem o futebol". mas como, se a melhor atuação foi nossa? voltamos muito muito satisfeitos,quase vitoriosos.
conclusão, o goleiro felipe coloca o corínthians entre os melhores do brasileiro, e dá muito mais show do que os atacantes que o enfrentam.