Destaques

sexta-feira, outubro 12, 2007

Manguaça tem consciência ambiental?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Tinha um recorte de jornal dançando dentro da minha gaveta há mais de um mês, sobre um assunto que queria postar, e finalmente o encontrei. Vamos fingir, portanto, que a notícia é recente (rs). Retranquinha de uma matéria do Valor Econômico, sobre o mercado do plástico e com o título "Pequenos usam material para envasar cerveja", informa que mais uma fabricante brasileira da loira gelada aderiu à embalagem PET. Em janeiro de 2008, a pernambucana Frevo colocará no mercado sua cerveja com garrafa plástica. Recentemente, as paulistas Belco e Atlas fizeram o mesmo.
Não sei se o gosto (ou conservação ou resfriamento) é o mesmo, pois não experimentei as duas supra-citadas, mas a retranquinha diz que, quando a embalagem PET reproduz o tamanho de uma long neck de 350 ml, na verdade traz 550 ml, por causa da menor espessura do plástico. E o preço é o mesmo. Ou seja: você paga por 350 ml e bebe 200 ml a mais. O único problema é a poluição. Segundo o Valor, o procurador da República Jefferson Aparecido Dias, de Marília (SP), enviou um ofício à Frevo cobrando um estudo sobre o impacto ambiental da cerveja PET.
"As empresas usam o PET para elevar seus lucros e repassam os custos para a sociedade", disse Dias, ao Valor Econômico. A retranquinha observa, por outro lado, que a cerveja PET já representa 50% das vendas no Leste Europeu e também ganha terreno na Austrália, nos EUA e na Rússia. E só não avança mais porque, assim como aconteceu no mercado de refrigerantes, as grandes fábricas de cerveja temem que a expansão para o PET provoque a proliferação de marcas populares (ou "tubaínas" versão cerveja), pois a produção e envasamento são muito mais baratos.
E aí, futepoquenses? A gente apóia a cerveja PET, pra beber mais pagando menos, ou pensa nas conseqüências da avalanche de lixo plástico no meio ambiente? Alguém aí quer pagar menos por "tubaína" versão cerveja? Vamos ao debate - aqui e na mesa do bar, de preferência!

7 comentários:

Edu Maretti disse...

li essa matéria. Cerveja em garrafa de plástico é a mais pura bizarrice. Me recuso a tal decadência.

Anônimo disse...

?kaka, quen es kaka(Mediano) ? Dinho, quen es Dinho (decadiente) !!! MESSI MEJOR JOGADOR DE MUNDO sin duda lionel es el MEJOR JUGADOR DEL MUNDO, lo digo x fanatica suya y tmb xq sus logros futbolisticos son mas q evidentes: la recreacion a la perfeccion del barrilete cosmico, como el golazo de diego, pero con el sello de lionel! la mano de Dios, x autoria de lionel! sus escapadas, sus gambetas, el partidazo contra el chealse, cada una de los q jugo con la celeste y blanca... en una palabra Increible cada uno de sus logros y el como fue evolucionando en su carrera futbilistica de la cual todos somos testigos x suerte!!! todos sus logros son evidentes: gente lionel tiene q ser el ganador del balon de oro!!! mucha suerte leo!!! todo lo mejor para vosss te adoramos los argentinos y tenes nuestro apoyo incondicional x y para siempre!!! FÚTBOL BRASILEÑO EN DECADIENCIA. Nosotros somos muy superior usted brazucas mediocres.
Esteban Crustille
cordoba

Anônimo disse...

"Pensar no meio ambiente é coisa de viado" - SILVA, Paulo Pereira da.

Ativista de Batom disse...

Amanda na Mesa F.C atualizado!
Nada como um feriadão familiar...

PS: Valeu pelo espaço publicitário.

Edu Maretti disse...

Mas, prezada Amanda F.C., só faltou dar o link pra virar um espaço publicitário, né? Então, informo eu: http://amandanamesa.blogspot.com/

att.,
Futepoca

Anônimo disse...

quem é dinho?

Esteban, te echamos de menos! Vuelve siempre!

Glauco disse...

A princípio cerveja em embalagem de plástico é heresia, mas, ao pensar que a qualidade das cervejas que a gente toma não é lá das mais altas, não sei se seria uma grande alteração. O importante é que este não é o fórum adequado para essa discussão.