Destaques

quinta-feira, outubro 04, 2007

Série C premia "desconhecidos"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A terceira e penúltima fase da Série C do Campeonato Brasileiro se encerra nesse fim de semana. Os times decidirão quem serão os últimos classificados para o octogonal final, no qual os clubes jogarão entre si e os quatro primeiros garantirão vaga na Série B de 2008. Algumas definições já existem - e elas sugerem que teremos a presença de alguns "alternativos" na Segundona no ano que vem.

O Grupo 25 traz o time mais badalado da Série C, e que praticamente está eliminado da disputa. Falamos do Bahia, outrora bicampeão nacional. O Tricolor de Aço perdeu ontem para o ABC por 2x1 e agora tem sete pontos em cinco partidas. O alvinegro potiguar já está assegurado no octogonal. A outra vaga deve ser do Rio Branco do Acre, que ontem venceu o já eliminado Fast-AM. Para que o Bahia se classifique, precisa vencer o Fast em casa e torcer para que o Rio Branco, jogando em casa, não derrote o ABC.

No Grupo 26, a última rodada servirá apenas para cumprimento de tabela. Os alternativíssimos Barras-PI (do símbolo ao lado) e Nacional-PB estão matematicamente classificados, e entram em campo no domingo apenas para decidir quem será o primeiro colocado do grupo (o empate dá a liderança ao Barras). Enquanto isso, Coruripe-AL e Tuna Luso-AM fazem uma despedida melancólica.

Um confronto direto definirá a segunda vaga do Grupo 27. O Atlético-GO recebe o Villa Nova-MG e, se empatar, está no octogonal. Já o Villa precisa da vitória. Seu "quase-xará" Vila Nova-GO já é o primeiro do grupo e vai ao Rio Grande do Sul pegar o Esportivo apenas para cumprir tabela.

O Grupo 28 é o mais emocionante. O CRAC-GO já está classificado, e a outra vaga pode ser de qualquer um dos três times. Ulbra-RS (6 pontos) e América-RJ (4) se enfrentam no Rio Grande do Sul; o Bragantino (6) vai a Catalão pegar o CRAC. A situação mais confortável é a da Ulbra, que pega o lanterna do grupo e torce para que o CRAC mantenha o bom futebol.

Enfim, assim será formado o octogonal decisivo da Série C: com ABC-RN, Rio Branco-AC ou Bahia, Barras-PI, Nacional-PB, Vila Nova-GO, Atlético-GO ou Villa Nova-MG, CRAC-GO e Bragantino-SP/Ulbra-RS/América-RJ. Pensem que quatro desses times estarão na Série B em 2007.

A renovação é impressionante. Desses citados, apenas Bahia e Vila Nova-GO estiveram na Série B nos últimos anos. Primeira divisão então, nem se fala. Também chama a atenção a dispersão dos estados. Podemos ter dois goianos e os outros seis de estados distintos. É ou não interessante?

Viva a Série C!

6 comentários:

Thalita disse...

pô... queria me salvar do ostracismo nesse blog falando sobre a série C. Estava analisando a tabela e tudo... aí vem o Olavo e publica esse post...

Edu Maretti disse...

Viva a série C.
E, a propósito, existe a possibilidade de em 2009 haver o clássico Corinthians/SP x Corinthians Alagoano? Pelo que vi no site do clube (enviado pelo Glauco), o Corinthians Alagoano é vice-campeão estadual da 1ª Divisão em 2007. Sendo assim, não teria garantida a participação na série C ano que vem? Ou não?, confesso que não sei. Se sim, o clássico pode mesmo rolar... Seria maravilhoso.

Glauco disse...

Isso não é desculpa, Thalita. Trabalha aí, meu! Mas, dentro da renovação de que o Olavo fala, e da lama dos ex-quase-grandes, tem que se lembrar do Paysandu, que caiu fora na primeira fase, e o Guarani, que não passou da fase anterior.

Marcão disse...

Regina Duarte: "Eu tenho medo da série C!".

Anônimo disse...

Eu tenho medo da série C!

Anselmo disse...

celeiro de craques a série C. TEnho certeza de que os times de série B, se mandassem olheiros para assistir à uma divisão abaixo, estariam em outro patamar tática e tecnicamente.

E que superação chegar a 28 grupos em três fases. Só falta uma!