Destaques

quarta-feira, outubro 03, 2007

Dirceu e o super-vilão da novela

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Só nesta quarta-feira, 3, é que li a entrevista de Aguinaldo Silva, autor da novela Duas Caras, à Folha de S.Paulo (só para assinantes) de domingo, 30 de setembro.

O vilão que, aparentemente, dá nome ao folhetim, é inspirado em José Dirceu, um dos chefes da quadrilha segundo a denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, parcialmente aceita pelo Supremo Tribunal Federal, em agosto.

FOLHA - A história do protagonista de "Duas Caras", que se casa por interesse, foge com o dinheiro da mulher e faz plástica para mudar de vida, é inspirada na de José Dirceu? SILVA - Não posso negar que ele tenha me inspirado, assim como outros, como o ex-chefe de censura militar [Antonio] Romero Lago. [Juan Carlos Ramirez] Abadía [traficante que fez plásticas para fugir da polícia] veio depois, mas tem muito a ver também. E a história do Zé Dirceu sempre digo que é uma lenda urbana, como a dos jacarés que vivem no esgoto, e essa comparação é bem interessante... O fato é que essa história – casamento, vida dupla, abandono da segunda vida para voltar à política – já ouvi centenas de vezes, mas toda vez ela me faz muito mal, porque sinto uma crueldade muito grande. Uma pessoa que faz isso é capaz de qualquer coisa. Tenho medo dele. Confesso que quando ele era chefe da Casa Civil, sempre pensava nisso. Tenho horror.
O blogueiro ex-ministro chefe da Casa Civil, todo mundo conhece, é personagem da vida política brasileira. Abadia, ficou conhecido em 7 de agosto, ao ser preso em um condomínio de luxo na Grande São Paulo.

Antônio Romero Lago é curiosamente chamado pelo entrevistado de "ex-chefe de censura militar", como se esse posto ainda existisse. O dado que o aproxima é descrito pelo jornalista Mauro Malin, em seu blogue no Observatório de Imprensa, a título de desancar Diogo Mainardi, em maio deste ano. Ele conta que Lago foi o nome adotado por Hermelindo Ramirez Godoy, um foragido da Justiça a partir de 1944, quando foi condenado como mandante de assassinato. Na base da falsidade ideológica, o cidadão transformou o carimbo de sua assinatura-fajuta em sinônimo de aprovação pela Divisão de Censura de Diversões Públicas em filmes nacionais durante a ditadura militar, a partir de 1966.

Eis que Dirceu é promovido ao estatuto de super-vilão.

E como fica aquela história de "qualquer semelhança com personagens ou fatos da vida real é mera coincidência"?


Na montagem, José Dirceu, à esquerda, e Abadía, à direita,
com as respectivas fotos no ostracismo

2 comentários:

Edu Maretti disse...

O Aguinaldo podia ter citado uma novela muito boa, da Janete Clair, chamada O Semideus (1973/1974), na qual o Tarcísio Meira fazia um papel duplo: Hugo Leonardo ( vilão impostor) e o bonzinho desaparecido Raul de Paula. Na época ainda havia novelas boas. Mas se falasse desta, o tal Aguinaldo iria confessar que se inspirou numa criadora de verdade, a Janete Clair.

Mas não dá pra falar "volta, Janete!". Ou dá?

Anônimo disse...

Só faltava essa. A Globo, não satisfeita em manipular no jornalismo agora vai "manipular" na ficção. Se é que isto é possível...
Os Marinho tão precisando de férias ou de um psiquiatra.