Destaques

terça-feira, outubro 02, 2007

Figuras do Bar do Vavá (e do 666)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Já há alguns anos que alguns futepoquenses conhecem o "cidadão da foto" (como pergunta o texto que reproduzo abaixo) lá do Bar do Vavá e também do 666, buteco para onde costumamos nos dirigir quando o primeiro fecha. Sem saber seu nome, e assustados com seus habituais rompantes e gritos solitários, apelidamos de "são-paulino maluco" - sintomaticamente, o texto abaixo também usa os termos "lunático" e "maluco beleza". Só depois descobrimos que ele se chama Cidão.
Domingo, dia de São Paulo x Inter, eu o encontrei perto de casa, quase na esquina do 666. Devidamente uniformizado, queria me vender um chaveiro do clube. Me contou que o João (irmão do Vavá) o expulsou do bar, dizendo que estava bêbado, e por isso ele quer que "aquela porcaria feche de uma vez!". Bom, eles que se entendam...
Mas Cidão é famoso: no DVD "Tetra", lançado pelo São Paulo após a conquista do Brasileirão de 2006, ele aparece três vezes respondendo sobre seu fanatismo pelo clube. E no blog "Torcedor São Paulo" descobri, além dessa foto e de um pequeno perfil, a informação de que sua imagem está "eternizada até no Memorial do São Paulo". Vejam o texto que copiei do blog:

LENDAS DO MORUMBI: CIDÃO
Você conhece o cidadão da foto? Para alguns, Aparecido. Para outros, simplesmente Cidão. Para muitos apenas um lunático, para outros uma verdadeira lenda das arquibancadas. Esse é o maluco beleza Aparecido, o "Cidão"! Cidão, torcedor sexagenário, foi um dos fundadores da Dragões da Real. Figura lendária no meio da multidão "vermelha" da DDR desde os anos 80, participava com afinco de programas extintos como a disputa de torcidas organizadas na TV Gazeta, na época que ainda se podia juntar duas torcidas para um programa de auditório. Após muitos percalços da vida, Cidão perdeu sua majestade e atualmente vive de sua fama e carisma vendendo bonés, chaveiros e gorros do tricolor nas imediações do estádio. Lógico, sempre antes ou depois dos jogos. Cidão, atualmente, também tem momentos de glória em participações especiais no programa Estádio 97 FM quando, segundo algumas testemunhas, costuma até babar de emoção no microfone, lembrando de seu tricolor querido! Cidão, para quem não sabe, tem sua imagem eternizada até no Memorial do São Paulo: Basta entrar no computador do Museu e procurar por "torcedor símbolo"... Dá-lhe Cidão!

Obrigado aos colegas do blog "Torcedor São Paulo", espero que não se incomodem pela reprodução de texto e imagem. O post tem data de 11/07/2007. Um abraço - e outro ao popular Cidão!

6 comentários:

Anselmo disse...

voto no marcão como figura do bar do vavá e do 666 da década.

Glauco disse...

A última vez que vi o sãopaulino maluco foi no seu Nenê. O assustador é perceber que o trajeto etílico dele é muito semelhante ao de outros manguaças por aí. Será esse o destino deles também?

Marcão disse...

Depende. Será que o são-paulino maluco também dormia na mesa do bar?

Anônimo disse...

ESSE DAÍ É O CIDÃO, UMA FIGURA! ESTA SEMPRE NO MORUMBA! O NEGÓCIO DELE É SPFC E CACHAÇA, SALVE CIDÃO É NÓIS IRMÃO! HEHEHEHEHEHE

Unknown disse...

Grande Cidão, frequentador tb do Luzita, mercadinho e boteco na esquina da Teodoro com a Oscar Freire! Sãopaulino verdadeiro, de ir nas caravanas e tudo mais! Dúvida: onde fica o bar 666?

Glauco disse...

Luís, o 666 fica na esquina da Cardeal com a Fradique Coutinho.