Destaques

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

3 a 0. Meu problema é não aguentar mais Luxemburgo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Vai soar a bordão do Hardy ("Isso não vai dar certo), mas eu juro que não é a mesma coisa. Quando Vanderlei Luxemburgo foi contratado, escrevi que não acreditava que a relação custo-benefício valeria a pena. Meu problema era com os limites que um técnico tem para, de fato, decidir, já que isso passar por outros fatores dentro e fora de campo. Consta lá que queria ser calado por resultados.

Desde então, mudei um pouco de opinião. Patrocinador novo de um lado, parceria com gigante de marketing esportivo trazendo reforços de outro e um distanciamento da leitura diária de notícias da imprensa -- pra me informar pela mídia palestrina -- tiveram impacto sobre meu humor.

Apesar das derrotas, a idéia de que o time precisa ser arrumado estava confortável. Então, comecei a perceber que tanto quanto a falta de resultados, neste momento, o que mais cansa é o técnico. Não o esquema tático, erros de posicionamento ou qualquer outra coisa que esteja na lista de afazeres do cargo. Claro que a defesa não se resolveu e o ataque precisa mostrar serviço.

Mas o problema é a figura de terno aberto e grava balançando. Os percentuais de responsabilidade e a visão de melhoras na derrota. Um técnico cuja empresa WL assina contrato de "consultoria técnica" com o Joinville, mas até o clube catarinense fica cheio de dedos. Que entra numas de defender jogador que não está rendendo o que poderia e não pensar em formas de livrar o time da marcação (ou das pancadas, que seja).

É birra. Claro que é. A diretoria alviverde não vem atribuindo responsabilidades ao técnico. Surpreendente diante da cultura futebolística, mas nada mais natural do que todo mundo negar que haja pressões sobre o técnico. Tampouco atribuo-lhe a responsabilidade pela 14ª posição no Paulista, nem pela derrota para o líder Guaratinguetá. Só não aguento mais o cidadão como técnico do meu time.

Ah, a oposição sem proposta. E a quarta-feira de cinzas.

3 comentários:

Glauco disse...

Se o Caio Júnior estivesse realizando uma campanha dessas que o gênio Luxa está fazendo, o que estariam dizendo do treinador? Teriam tanta paciência?

Nicolau disse...

O Caio Jr. fez campanha muito melhor no Basileiro e naõ tiveram paciência... Mas estou querendo achar que os projetos do Palmeiras e dos outros times grandes vão precisar mesmo de algum tempo pra decolar. Quer dizer, isso é meu lado otimita falando...

r_evangelista disse...

O Caio Jr. (gostam dele? levem pra casa! - pronto, provoquei) teve várias partidas como essa, em que a bola não entra. Lembro do primeiro turno contra o Cruzeiro, no brasileirão. Quando ele estava no time não fui dos que pediram sua cabeça. Só que a não-classificação no fim foi a gota d'água, o time com ele sempre amarelava na hora de decidir.

O Luxemburgo tem um bom histórico no Palmeiras e, acho que mais importante, coloca o tima pra frente, algo que o palmeirense adora. Além disso, tem um discurso mais agressivo, que tira o dele da reta, mas dá a impressão de que algo pode acontecer.

Ainda acho que vai engrenar.