Destaques

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Corinthians: atacar também faz parte do jogo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians empatou mais uma, trazendo à memória dos alvinegros a desastrosa campanha do Brasileiro passado. O zagueiro Ávalos abriu o placar para o Barueri aos 30 min. Do primeiro tempo. Dentinho empatou para o Timão aos 36 min. E ficou por isso mesmo.

O Corinthians mais uma vez padeceu de um meio-campo sem criatividade. A formação colocada em campo por Mano Menezes foi, mais uma vez, extremamente recuada, com sete jogadores preocupados antes em defender que atacar. O treinador também insistiu em colocar Alessandro na lateral, barrando Coelho. O ex-santista rende mais jogando pelo meio-campo, já que sua característica mais positiva (talvez a única) é o toque de bola.

É claro que as opções do técnico são poucas e não muito boas. Claro também está que ele prefere garantir uma campanha medíocre no Paulista que arriscar tomar umas biabas ao escalar um time menos retrancado. Mas acho que o tiro pode sair pela culatra. Em vários momentos, a formação defensiva atraiu o Barueri para o campo do Corinthians, forçando Felipe a umas duas defesas difíceis.

Se o Corinthians agredisse mais, poderia manter o adversário mais longe de seu gol. E não estou pedindo muito: com três zagueiros, dois volantes e dois laterais descendo só na boa, acho que soltar um pouquinho mais o time não seria nenhum exagero de ousadia.

Um atenuante para o empate de ontem: o Barueri parou todas as jogadas com falta. Foram, segundo o blog do André Kfouri, 29 faltas contra apenas 8 do Corinthians. Mesmo assim, os dois times saíram de campo com três cartões amarelos cada (dois do Corinthians por reclamação).

PS.: Do mesmo André Kfouri, sobre a falta de gols corintianos: "Mano Menezes avisou que seu time seria construído de trás para a frente, no que está certo. A torcida, que não conhece o cronograma de obras, gostaria de ver pelo menos um esboço do ataque."

PPS.: Bobô na seleção foi mais surpreendente pra mim do que quando convocaram o Jô...

4 comentários:

Glauco disse...

Por acaso não estão queimando o Acosta cedo demais por causa daquele gol contra? Cadê o Finazzi?

Guilherme disse...

Bah... vai ser mais difícil pro Mano do que eu pensava. Com a imprensa vendo o jogo assim, o Mano vai suar pra merecer o dinheirão deste ano.

Ninguém entre o Trópico de Capricórnio e o Equador consegue ver que primeiro o Mano está organizando a defesa pra depois preparar o ataque? Deve ser o calor que faz mal à cabeça.

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Nicolau disse...

Glauco, o Finazzi está no estaleiro, um problema no joelho. Sobre o Acosta, concordo, é cedo pra detonar o cara. Ainda mais com o meio campo que o Corinthians tem hoje, que leva a bola o mais quadrada possível até o ataque.
Guillermo, entendo que o Mano esteja montando a defesa primeiro. Aliás, o Timão levou só 4 gols em 7 jogos (3 contra o São Caetano, que é meio fora da curva contra o Corinthians...) mas acho que dava pra fazer uma ou outra experiência mais aberta. Claro que posso estar sendo precipitado, mas meu papel é palpitar.

Anselmo disse...

Será? acho melhor o Mano preparar a torcida pra depois encarar a série C do nacional.