Destaques

segunda-feira, março 31, 2008

O destino do Corinthians nas mãos (e nos pés) do Santos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

E o time da Vila Belmiro não conseguiu a sua sexta vitória consecutiva, ficando de fora do G-4 de forma definitiva. O empate em 1 a 1 com o Rio Claro só serviu pra sacramentear o rebaixamento do clube do interior. A reação espetacular do Santos no campeonato foi digna de nota, mas também tardia, já que mesmo que tivesse vencido no sábado e superasse a Ponte na Vila, o Peixe provavelmente ficaria de fora do G-4, pois ainda dependeria de insucessos de Barueri e Corinthians.

Agora, o destino do time do Parque São Jorge está com o Santos. Não basta ao Corinthians derrotar o Noroeste, fora de casa. Ele precisa contar com a ajuda do Alvinegro Praiano, que tem que arrancar um empate na Vila pra ajudar o Timão. A questão que vai ser discutida até cansar os ouvidos é: qual o esforço que o Santos vai fazer pra vencer o clube campineiro?

Sem papas na língua, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, foi claro e sugeriu até uma "mala preta" para o Santos, observando, entretanto, que o clube não possui dinheiro para isso. "Seria até a favor [do incentivo ao rival]. Mas na situação em que estamos não dá para falar nisso" afirmou o cartola, que disse que está difícil fechar as contas do mês no clube. "Todo mundo sabe que essas coisas existem no futebol. Se sobrar [dinheiro], não sou hipócrita", disse à Folha de São Paulo.

Já o treinador Mano Menezes, que nesta temporada lidera o ranking de choro à frente de Luxemburgo, Muricy e Leão, apelou ao "profissionalismo" do comandante santista, a quem o Corinthians deveria dinheiro por sua passagem anterior no clube. "Não costumo julgar outros profissionais pela sua trajetória. Mas sempre se vale disso. E a trajetória do Leão é séria. Ele classificou o Cruzeiro quando dirigia o Atlético-MG", declarou Mano ao mesmo periódico, recordando a vitória do Atlético-MG sobre o Palmeiras, em 2007, que deu a vaga na Libertadores ao rival azul-celeste.

A imprensa vai bater, vai exigir o tal "profissionalismo" do Santos, mas o óbvio é o time entrar com os reservas. Não se trata de descaso, mas sim de cuidar dos próprios interesses que, a esta altura, se resumem a Libertadores. Depois da partida contra a Ponte Preta, na quarta, o time tem um duro compromisso contra o Chivas Guadalajara, no México. Alguém colocaria os titulares em uma partida sem importância três dias antes, contando com o desgaste de uma viagem longa?

Agora, aguardem, leitores. Com pouco assunto, a mídia esportiva vai bater o tempo todo nessa tecla, e façam as contas de quantos jornalistas/comentaristas repetirão a cantilena de que o Santos tem que encarar uma partida, sem motivação, e com outra importante a seguir, como se fosse uma decisão. Triste vai ser se, cedendo a pressões talvez originadas de um prédio próximo à estação Barra Funda, em São Paulo, a diretoria e o treinador possam ceder e escalar a equipe titular.

24 comentários:

Anônimo disse...

Tá faltando informação aí. O Corinthians depende, primeiro, dele mesmo (e vai ser uma tarefa difícil vender o Noroeste em Bauru). Caso isso aconteça, dependerá ainda de o Santos não perder da Ponte ou então da informação que está faltando: de o Juventus não perder do São Paulo. Ou, numa linguagem popular que o Marcão defendeu outro dia: de o moleque travesso pegar o bambi por trás em plena gaiola das loucas...

Marcão disse...

Se o destino do Curintia estiver nas mãos do Fábio Costa, então já era!

Ps.: Glauco, acho que, no fim do penúltimo parágrafo, você quer dizer "colocaria os tituares" em vez de "colocaria os suplentes", não?

Marcão disse...

Ah, Benedito, bem lembrado sobre "gaiola das loucas": com medo de perder do Marília e estigmatizar a estratégia de marketing, o Curintia amarelou e, depois de ter entrado em campo com o roxo "gaiola das loucas", refugou e vestiu branco. Pipoqueiros!

r_evangelista disse...

teremos 3 dias de pressão do PIG. E aí o que é lógico vai ser dado como absurdo

Glauco disse...

É fato, Marcão, corrigido está. Benedito, acho que essa informação da necessidade da vitória está no trecho: "Não basta ao Corinthians derrotar o Noroeste, fora de casa. Ele precisa contar com a ajuda do Alvinegro Praiano, que tem que arrancar um empate na Vila pra ajudar o Timão".
Quanto ao Juventus e São Paulo: se houver empate, o Corinthians teria que vencer o Noroeste por ao menos seis gols de diferença para ultrapassar o Tricolor. Se o Juventus derrotar o São Paulo, haja vela corintiana para o Vampeta, porque só muita reza brava pra isso aocntecer.

Maurício Ayer disse...

depois de quarta, o correto seria dizer "destino do corinthians no bolso do santos".
viu só, benedito, cutucou o marcão ele sai estapeando pra todo lado. uma fera.

Nicolau disse...

O Santos roubou o Corinthians pra empatar com o Rio Claro.. Vai entender...

Marcão disse...

Contei alguma mentira, Maurício? Tal amarelada devia deixar os curintianos roxos de vergonha...

Glauco disse...

Bom, de roubo, acho que um time que teve que escutar "Não é mole não, roubar da Lusa pra ser vice-campeão" por conta do Javier Castrilli, deve ser PHd no tema.

Anônimo disse...

Glauco, desconfio que sua conta está equivocada caso o Curíntia (viu, Marcão...) vença o Norusca e o Moleque não perca dos Bambi (Marcão, tô me esforçando na linguagem popular...). O primeiro critério de desempate é o número de vitórias. Curíntia tem 9 e Bambi tem 10. O Curíntia vencendo, fica empatado nesse critério. O segundo critério é o saldo de gols, em que o Curíntia supera o Bambi por 10 a 7. Então, não há necessidade nenhuma de goleada sobre o Norusca no caso de o Moleque empatar com o Bambi. Quanto a essa questão de cor, o Corinthians jogou com a camisa tradicional e com "aquilo roxo". O que, aliás, é muito natural.

Anselmo disse...

gostaria de entender mais sobre o "ranking do choro".

Outra: o prédio próximo à estação barra funda é o supermercado Sonda da Francisco Matarazzo que teria entrado no mercado de compra e venda de atletas? Ou é o Memorial da América Latina que estaria alimentando um suposto e inusitado interesse por futebol, defendendo a tala Libertadores de um jeito bem tosco? Ou ainda a escolinha de trânsito da CET na marques de são vicente?

tudo bem, tudo bem... eu sei que é aquele prédio espelhado em azul com uma escultura de bola metálica na frente, cujo hino pode ser ouvido neste link.

meu Deus!

Maurício Ayer disse...

no propalado caso castrilli, emblemático dessa patifaria toda, não foi marcado nenhum impedimento que não tenha de fato ocorrido nem validado nenhum gol que não tenha de fato sido válido.
fora isso, depois de torcer até o pancreas pra que o timão fosse rebaixado também no paulista (foi outro dia, os santistas deste blog ficavam secando de mansinho), agora vão fazer festa se o santos perder pra ponte. os alvinegros, ao que parece, caminham em direções opostas.

Maurício Ayer disse...

marcão, não falou mentira, só uma merda sem sentido.

Glauco disse...

Claro, o César colocou a mão na bola no pênalti que deu a vitória ao Corinthians... Estamos promovendo um modo estalinista de revisão da História, bonito de se ver.

Acho que não foi só santista que secou o Corinthians, e o direito de secar de fato é sagrado, como já vi aqui onde trabalho um corintiano vibrar com gol contra o Santos como não vibra nem com gol do próprio time. Mas talvez o revisionismo estalinista também apague da memória do chorão tal fato.

Pra pontuar, não comemoro derrota do Santos e vou torcer pro meu time vencer, mesmo com os reservas.

Maurício Ayer disse...

hahahahahahahahahahaha
agora é revisionismo estalinista?
o senhor já me viu elogiar e vibrar com gol do santos também, um belo gol de fora da área do insignificante rodrigo tabata, num desses fins de expediente com futebol.
não caia no ridículo. fora o fato de que não me lembro de você ter assistido algum jogo do corinthians no mesmo ambiente que eu.
dos lances do jogo com a portuguesa, não me lembro dos detalhes, me lembro isso sim da avaliação que fiz na época, juntamente com outras pessoas sensatas, que não foram na onda do oba-oba promovido pela imprensa, pra tornar a lusa o cristo de sempre (de sempre), e alimentar o sentimento anticorintiano que pulsa tão forte no coração de vocês.
nenhum revisionismo, portanto.
mas se você achar no youtube, podemos rever e reavaliar.

Glauco disse...

Ao YouTube pois (http://www.youtube.com/watch?v=z9ehxNG-llY&feature=related). Nem falo do primeiro pênalti mandrake, só do segundo. Ache onde a bola toca na mão do César no "pênalti" que deciciu o jogo no final e aí qualquer coisa te levo no oftalmologista.

Acho que o senhor esqueceu de Flamengo e Corinthians que assistimos juntos. Lembra de me ver comemorar gol do Flamengo? Pois é...

Quanto ao insignificante Rodrigo Tabata, cuidado, porque seu time já tentou por duas vezes contratá-lo e ouvi corintiano dizer que era uma boa contratação. Não cuspa pra cima... Aliás, bom mesmo é o Perdigão. tomara que atue durante anos no Corinthians.

A propósito, o gol ao qual o senhor se refere foi feito pelo Alemão em um jogo de juniores, não pelo Tabata. Mas te desculpo por toda falta de memória.

Anônimo disse...

Algum comentário sobre o gol legítimo do Rio Claro que foi anulado no sábado passado contra o ex-quase-tricampeão paulista 2008?

Maurício Ayer disse...

que qué isso, aí já tá virando briga de vizinha. tô falando do gol do tabata num jogo contra o atlético mineiro.
e foi bom reavivar a memória no jogo contra portuguesa.
eu vejo a bola pegando no braço esquerdo do jogador, depois que pega no peito. em todo caso, no segundo gol da lusa o jogador recebe o passe, depois da sobra da falta, acintosamente impedido. o que, se admitirmos (hipoteticamente, pois não acho que houve) que houve erro no pênalti, iguala os erros um pra cada lado.
mas na época a lusa virou a maior vítima de todos os tempos.
é isso, mas acho que você não vai concordar.
e deixar de comemorar um gol não prova absolutamente nada.

Marcão disse...

O Maurício fala que eu saio "estapeando" ao ser provocado e, quando lembramos aqui o vergonhoso episódio da camisa roxo-gaiola das loucas que ia estrear e não estreou, rebate de forma histérica dizendo que é "merda sem sentido". Calma, santa! Curintiano é tudo igual...

Maurício Ayer disse...

ah, sim, sobre o time atual do corinthians, perdigão etc., é medíocre, já o disse várias vezes. e está chegando mais longe do que eu esperava. o que prova, sem acrescentar nenhuma novidade, que não é o único medíocre.

Maurício Ayer disse...

marcão, a histeria você enxergou nas calmas e cristalinas águas de meu humor.

Marcão disse...

Tá, entendi. Outra "merda sem sentido".

Glauco disse...

O jogo ao qual o senhor se refere é Atlético (MG) 1 X 2 Santos. Os gols foram feitos pro Marcos Autélio e Kléber Pereira. Já no jogo da volta, 2 a 2, gols de Kléber Pereira. Mas o Tabata é tão insignificante que andas até sonhando com gols dele...

maurício disse...

então foi em outro jogo.
pra mim não faz a menor diferença, e pro que eu queria dizer também não faz.
mas do gol eu lembro, foi do tabata, de fora da área.