Destaques

segunda-feira, março 31, 2008

Dois garotos e um certo fim de semana de 1957

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Música lembra Beatles, que lembra John Lennon. Futebol lembra seleção brasileira, que lembra Pelé. O que poucos sabem, porém, é que esses dois ícones do século passado, principalmente nos anos 1960, têm muitos pontos em comum. Para começar, ambos são librianos e quase da mesma idade: John Winston Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940, em Liverpool, Inglaterra, e, exatamente duas semanas depois, no dia 23, veio ao mundo Edson Arantes do Nascimento, em Três Corações (MG), Brasil. Mas a maior coincidência aconteceria 16 anos e nove meses mais tarde.

No sábado, 6 de julho de 1957, a igreja de Woolton, em Liverpool, foi palco de um encontro crucial para história da música. Naquela tarde, Lennon se apresentou no local com sua banda The Quarrymen, formada por ele com amigos de escola. Tocavam rock and roll no ritmo do skiflle, um jazz-caipira-acelerado. Na platéia, um outro adolescente observava com interesse: James Paul McCartney, 15 anos recém-completos. Ele achava que tocava melhor que qualquer um no palco, mas estava impressionado por John já ter uma banda - e liderá-la. Após o show, Pete Shotton, um amigo comum, os apresentou. Os Beatles nasceram ali.

No dia seguinte, domingo, 7 de julho, o Brasil enfrentou a Argentina no Rio de Janeiro, então capital federal, pela Copa Roca de Futebol (extinto torneio disputado entre os dois países). No segundo tempo, perdendo por 1 a 0, o técnico brasileiro Sylvio Pirillo decidiu substituir o atacante Del Vecchio por um menino de 16 anos, Pelé. Poucos minutos depois, ele empatou a partida. Apesar de a Argentina ter marcado novamente e vencido por 2 a 1, aquele jogo marcou a estréia do futuro Rei do Futebol pela seleção brasileira. Ali, naquele domingo de julho, Pelé começou a pavimentar seu caminho rumo ao título mundial na Copa da Suécia, menos de um ano depois, quando teve início seu reinado.

No alto, John Lennon com os Quarrymen no sábado, em Liverpool. Acima, Pelé marcando seu primeiro gol pelo Brasil no domingo, no Rio de Janeiro.

7 comentários:

Olavo Soares disse...

Sensacional, nunca tinha ouvido falar dessa coincidência. Deveria ser mais explorada.

Ah, e também não sabia que o Paul se chamava James Paul. Essa é nova pra mim.

Maurício Ayer disse...

sensacional mesmo!
e afinal, quem é mais famoso, os beatles, jesus cristo ou pelé?

Big disse...

Gosto de Beatles como gosto de Futebol. Confesso que quase derramei uma lágrima lendo este post...

Marcão disse...

Maurício, não sei responder sua dúvida, mas, quando pesquisava pra fazer esse post, encontrei um tal de http://maisjesus.net/ onde o pessoal fica malhando o Pelé por ele supostamente ter dito que é mais famoso que Jesus, como Lennon havia declarado em 1966. Outra coincidência entre os dois.

Anselmo disse...

Antológico.

Marcão, a especialista em zodíaco é a eminência parda, mas nos jornais diários, consta que os nascidos a partir do dia 23 de outubro são do signo de Escorpião. Em alguns cantos, realmente o dia 23 de outubro ainda nao é de escorpião...

Então, sugiro que os astrólogos se decidam pelo que faz mais sentido. Que os nascidos em 23 de outubro não sejam escorpianos, mas librianos, pra assegurar uma das coincidências apontadas pelo Marcão.

Marcão disse...

Anselmo, Carminha, vi o signo do Pelé na página:

http://www.astro-saber.com/2007/04/mapa-natal-de-pel.html

Não entendo nada sobre o assunto. Minha filha, Liz, nasceu em 20 de abril e acreditamos durante muito tempo que era do signo de Áries. Mas três astrólogas disseram que ela é do primeiro horário de Touro. Vai saber...

Glauco disse...

Nenhum místico ou astrólogo pode nos resolver esse dilema? Alguém possui o contato do Walter Mercado?