Destaques

sexta-feira, abril 04, 2008

Acidente, que acidente? Gol e Tam entre melhor empresa em governança corporativa.

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A IR Global Rating divulgou (em PDF), na segunda-feira, 31, o 10º ranking das melhores práticas de governança empresarial da América Latina, a saber, melhor relação com o investidor (RI em português, IR em inglês). No Brasil a Gol é a quarta e a TAM a quinta. O período avaliado na edição 2008 do prêmio é o ano anterior.

Em 29 de setembro de 2006, o Boeing 737-800 com destino a Manaus (AM) no vôo 1907 da Gol caiu em Mato Grosso. Fora do período do estudo. Em 18 de julho de 2007, o Airbus 320 do vôo 3054 da TAM não conseguiu fazer o pouso em Congonhas, bateu num depósito da própria empresa. Dentro do escopo da IRGR. No triste compto de vítimas fatais, 154 e 199.

O prêmio avalia a transparência de divulgação de balanços na internet, divulgação financeira e práticas administrativas. Investidores votam nesses quesitos e ainda nas políticas de relação com o investidor.

Ainda bem que eu não entendo nada de práticas de governança corporativa.

Dois dias antes da divulgação do relatório, sem haver relação direta com o relatório gringo, parentes e amigos das vítimas dos dois vôos fizeram protestos em três aeroportos. A cobertura é do site www.associacaovoo1907.com. Clique aqui. O último boletim sobre a assistência da Tam a "suas" vítimas está aqui. Na página da Gol, não encontrei.

Reprodução


Na seção de RI da Gol, a busca para as palavras "1907" e "acidente" resultam em zero resultados. No da TAM, a palavra "acidente" traz dois retornos. "Fatores de Risco", de 19 de junho de 2007, com informações gerais que não teriam quase nada de mórbido não fosse um mês antes do acidente. O segundo, "Diretrizes éticas", saiu em 1º de setembro de 2007, e traz o termo relacionado a segurança do trabalho e riscos ambientais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi a surpresa contida neste post. Até onde eu li na nossa grande imprensa, Tam e Gol não tiveram relação nenhuma com os acidentes, que só aconteceram por culpa do Lula. Mas aí, eu não entendo por que o presidente goza de tanta popularidade...

Gerson Sicca disse...

Queda de avião é só um detalhe...o importante é ter música binita na propaganda.

Marcão disse...

O acidente da Gol é a mesma coisa que a Heloísa Helena: a partir do momento que se mostraram ineficazes para bater no Lula, sumiram do mapa como se nunca tivessem existido...