Destaques

sexta-feira, março 14, 2008

Quem bebe se mata menos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Depois de ter sido repreendido - com razão - no comentário de um anônimo pelo post que publiquei ontem ("Pesquisa comprova: não beber faz mal"), insisto em polêmicas científicas relativas à manguaça, mesmo correndo o risco de ser taxado como o "anti-Temporão". Durante um ano, pesquisadores da Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) analisaram tentativas de suicídio atendidas em um pronto-socorro de Embu das Artes (SP) e sua relação com o consumo agudo, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. De acordo com Alessandra Diehl Reis, psiquiatra e autora da pesquisa da Uniad, 21% dos 80 indivíduos que tentaram o suicídio ingeriram álcool até seis horas antes. Ou seja: na imensa maioria dos casos, 79%, o suicida era abstêmio (ou não tinha bebido nada antes da decisão de se matar). "Não podemos apontar o álcool ou a droga isoladamente como um único fator que leva a pessoa a tentar ou cometer suicídio", reconhece Alessandra Reis. O estudo da Uniad registrou ainda que 10,5% dos entrevistados pensaram em suicídio nos 12 meses anteriores. Destes, 81,7% tentaram efetivamente e só 42% eram usuários de álcool. Aposto que os 21% que manguaçaram antes de tentar o suicídio tinham bebido Kaiser ou Nova Schin. A pesquisa falhou em não perguntar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Marcão, meu caro, esse assunto é complicado. Por exemplo: nos países escandinavos é grande a taxa de suicídio como também é grande a taxa de alcoolismo na população. Desconfio que, assim como tudo na vida, essas pesquisas têm de ser analisadas em contextos específicos, sem generalizações. Quanto à Kaiser e à Nova Schin... bem, só bebe isso aí quem já não dá mais valor à vida...

Glauco disse...

De fato, algumas marcas de cerveja devem ser importantes indutores do suicídio...

Marcão disse...

COMENTÁRIO REPLAY:

Reconheço todos os argumentos de repreensão ao post, ninguém aqui tem intenção de fazer apologia ao álcool ou à auto-destruição. De mais a mais, não recomendo a ninguém que tenha o Futepoca como guia de saúde. Em caso de dúvida, consulte um médico!