Destaques

segunda-feira, outubro 06, 2008

Papo de bar (pra boi dormir)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Uma das coisas mais curiosas no cenário pop musical é a quantidade de lendas e mitos sem-pé-nem-orelha que a malucada costuma inventar. Elvis está vivo? Jim Morrison mora na África? Paul McCartney morreu em 1966? Michael Jackson foi substituído por um alienígena? Tantas dúvidas "cruciais" para a raça humana alimentam intermináveis conversas sem sentido por décadas, mobilizando gerações e gerações nas mesas do bar.

Pois bem, como procuro abstrair ao máximo a realidade quando vou ao buteco - melhor que falar de trabalho, da vida dos outros ou da DR (discussão de relacionamento) -, esses "causos" fantasiosos do mundo pop sempre intercalam meus pitacos sobre futebol e política. Outro dia, manguaçando, um companheiro de copo me falou da (suposta) forma bizarra com que Mama Cass Elliot entrou para o grupo The Mamas & The Papas.

Corria o ano de 1964 e um casal de hippies estadunidense, John e Michelle Phillips, se juntou a outro bicho-grilo, o canadense Denny Doherty, para formar o grupo The New Journeymen. Numa viagem de férias até as Ilhas Virgens britânicas, Doherty convidou a amiga Cass Elliot para acompanhá-los. Lá, entre um baseado e outro, ela tentou o tempo todo convencer John Phillips a entrar para o Journeymen. Sem sucesso.

Foi então que, segundo a lenda, Mama Cass foi atingida na cabeça por um pedaço de cano de cobre, durante a reforma da pista de dança de um clube. Aí, o inesperado: depois de duas semanas no hospital, ela começou a cantar três notas acima de sua extensão vocal anterior (!), o que fez com que Phillips se rendesse e a convocasse para o grupo, rebatizado The Mamas & The Papas.

A verdade, porém, é mais prosaica (e triste): Mama sempre cantou alto e muito bem, mas John Philips hesitou em agregá-la pela sua obesidade. Característica responsável pelo ataque do coração que a fulminaria aos 32 anos de idade, em 1974 - no mesmo local onde, quatro anos depois, o baterista do Who, Keith Moon, morreria. Hoje, do Mamas & Papas, só Michelle Phillips está viva. Cass deixou uma filha, Owen Vanessa.

1968: Mama Cass, Michelle Phillips, Denny Doherty e John Phillips

1998: Owen Vanessa (filha de Cass Elliot), Michelle, Denny e John

6 comentários:

Glauco disse...

Já que o assunto é lenda, tinha o boato que a Cass Elliot tinha morrido engasgada com um sanduíche, e não por conta de um ataque cardíaco. Agora, quais as causas que levam uma pessoa de 32 anos a ter um enfarte, vai saber...

Anselmo disse...

Maldito cano de cobre. deviam ter processado o dono do estabelecimento.

Marcão disse...

Se um cano cair na minha cabeça é possível que me aposentem com o salário integral?

Nicolau disse...

Olha, a moça era gorda, mas ataque cardiácio aos 32 anos deve ter umas outras causas além dessa, não?

Anônimo disse...

Ihr habt eine schoene Webseite hier, und vielciht schaut Ihr euch auchmal meine an, ok Sex im Internet ist nicht jedermans Sache, aber eben meine erste Homepage. Danke und macht weiter so!
[url=http://sexcams.sexbloga.com/[/url]

Marina loves Raul Julia 4 ever disse...

John Philips além de gordofobico, era um misógino e provavelmente deve ter estuprado sua 1¤ filha, a Mackenzie, ou seja, eles tiveram foi sorte de ter Mama Cass no gp.