Destaques

quarta-feira, novembro 28, 2007

Palestinos e israelenses receberam cópias de jogo para "treinar" negociações

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Segundo o português Diário Digital, o Centro Peres Para a Paz enviou cópias do jogo de computador PeaceMaker para os negociadores israelenses e palestinos antes de eles chegarem a Annapolis, nos Estados Unidos. No game desenvolvido pela entidade, o usuário escolhe uma das partes e precisa negociar a paz com o outro lado.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e suas delegações estão reunidos nos Estados Unidos a convite do presidente George W. Bush, para tentar retomar as negociações de paz na região, paradas desde 2000.

Divulgação

Captura de tela do PeaceMaker.
Outras imagens estão na
página do jogo.


No PeaceMaker, o jogador tem de lidar com os desafios e impecilhos para a paz, entendida como a existência de dois estados – um israelense e outro palestino – que convivem bem. A derrota representa a terceira Intifada.

Hesitações, demoras e intransigência só leva à manutenção dos conflitos. Grandes planos são pouco recomendados. Há tutorial e uma versão demo disponíveis gratuitamente para download. Quem desenvolveu a programação foi a empresa norte-americana Impact Games. O programa foi criado em 2005, e atualizado com as mudanças políticas. Está disponível em inglês, árabe e hebraico. O Centro foi criado pelo ex-primeiro-ministro israelense Shimon Peres.

Vale lembrar que os papéis oferecidos são os de líder israelense ou palestino, e jamais de presidente norte-americano que, às vésperas das eleições presidenciais, tenta deixar o legado de ter alcançado a paz no Oriente Médio. Nem no jogo é fácil. Alguém se arrisca?

2 comentários:

Glauco disse...

Ninguém vai fazer um game pra esclar a seleção brasileira?

Anselmo disse...

o game da seleção tinha que ser fazer o ronaldo gaúcho, o kaká e o robinho jogarem bola com a canarinho. teria que lidar com os egos, o assédio de empresários, as intrigas da imprensa, as baladas na concentração...