Destaques

quinta-feira, março 05, 2009

O "refugiado" que não queria asilo político

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Alguém aí lembra de Erislandy Lara? Ele foi um dos dois lutadores cubanos que fugiram da delegação do país que veio aos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. à época, a Polícia Federal procurou os dois, que acabaram voltando pra Cuba. Não pararam de chover reclamações sobre o fato de, supostamente, o Brasil não ter dado asilo político aos rapazes. Com o caso Cesare Battisti, a cantilena voltou a ser repetida, dessa vez se perguntando os eruditos: por que o Brasil negou asilo aos cubanos, "devolvendo-os" para a ilha de Fidel, e concedeu ao italiano? Para os sábios, mostra inequívoca do caráter vermelho do governo Lula, que é conivente com o regime castrista e protege "terroristas" como Battisti.

Mas vi no blogue do Mello  um vídeo que mostra uma reportagem - excelente, por sinal - do repórter Bruno Laurence, para o Esporte Espetacular, da Rede Globo. Nela, o pugilista diz que não pediu asilo ao governo brasileiro e que se encontrou com o presidente Lula. o ex-metalúrgico perguntou se ele queria permanecer no Brasil e se dispôs a ajudá-lo como pudesse. O lutador quis voltar para Cuba. Ou seja, o hoje refugiado cubano em Miami, sem qualquer amarra ou pressão, desmentiu todos aqueles que quiseram atribuir ao governo uma suposta má-vontade com refugiados políticos (como este estafeta serrista aqui). Quem quiser ver o vídeo inteiro, está abaixo.



4 comentários:

Marcão disse...

Cronologia publicada pelo Estadão:


SÃO PAULO - Em 12 de julho de 2007, acontece a primeira baixa na delegação cubana. O jogador de handebol Rafael Capote abandona a Vila pan-americana. Vai de táxi até São Caetano do Sul.

Em 14 de julho, o técnico de ginástica artística Lázaro Lamelas também abandona a delegação de Cuba nos Jogos pan-americanos.

Em 21 de julho, os boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara somem da Vila do Pan e, no dia seguinte não aparecem para a pesagem. É anunciada a deserção.

Em 24 de julho, em texto publicado no Granma, jornal do Partido Comunista de Cuba, Lula admite tristeza e indignação. No Brasil, governo não comenta desaparecimento e aguarda pedidos de asilo.

Em 26 de julho, os boxeadores assinam contrato de cinco anos com a cadeia de TV a cabo alemã Arena TV e se juntam a três outros cubanos que tinham desertado em dezembro.

Em 29 de julho, antes do encerramento dos jogos, a maior parte dos cubanos, 242 ao todo, antecipa a volta para casa a mando de Cuba.

Em 31 de julho, Cuba confisca bens e outros objetos dados a familiares dos pugilistas como prêmio por seus bons resultados. Esperados na Alemanha, boxeadores estariam desaparecidos.

Em 2 de agosto, Rigondeaux e Lara são presos em Araruama, no Rio, e entregues à Polícia Federal por estarem com o visto vencido e sem passaporte, segundo a polícia.

Em 3 de agosto, os boxeadores prestam depoimento à PF e ficam sob liberdade vigiada em hotel. Segundo a polícia, eles queriam voltar para Cuba.

Em 4 de agosto, voltam à ilha. Ainda segundo a polícia, eles recusaram pedido de refúgio. Fidel promete não prendê-los. PF abre inquérito.

Em 5 de agosto, Fidel publica artigo no Granma dizendo que os dois desonraram a equipe nacional e não poderão mais representar Cuba em nenhum evento internacional, incluindo a Olimpíada de 2008.

Em 6 de agosto, Ahmert Ömer, da Arena Box, que contratara os dois cubanos diz que Fidel ficou muito bravo e, por conta das dificuldades, desiste de contrato com pugilistas.

Em 7 de agosto, o Ministério da Justiça divulga um comunicado oficial dizendo que os cubanos voltaram ao seu país porque quiseram e que toda a ação correu dentro da lei.

Em 9 de agosto, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou convite ao ministro da Justiça, Tarso Genro, para explicar os motivos da "localização, captura e rápida deportação" dos dois atletas.

Maurício Ayer disse...

Muito boa mesmo a reportagem.

Anônimo disse...

E será que o embargo imposto pelos EUA não tem nada, mas absolutamente nada a ver com os problemas vividos pelo povo cubano e relatados pelo boxeador?

Anselmo disse...

que bom que de vez em quando se faça jornalismo.