Destaques

quarta-feira, abril 01, 2009

CBF reassume Série B. Vasco e Corinthians são pivôs da crise

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A Futebol Brasil Associados (FBA) não vai mais organizar a segunda divisão do futebol brasileiro. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a decisão aos presidentes de clubes da Série B em reunião na terça-feira, 31 de março. A entidade presidida pelo ex-presidente do Santa Cruz José Neves Filho fazia a gestão comercial da competição desde o final de 2002 e tinha contrato até 2010. A decisão não teria sido comunicada oficialmente pela CBF.

Segundo o UOL Esporte, o "mentor" da mudança seria o Corinthians. Pelo menos foi o que os presidentes de clubes da segundona disseram. Uma pendência na cota de patrocínio teria criado inimizade entre o cartola e o alvinegro, amplificado por disputas com outros paulistas.

O bom relacionamento de Neves com Roberto Dinamite teria gerado favorecimento excessivo ao clube do Rio de Janeiro, na visão dos outros times. Como envolvia dinheiro a negociar com a Globo, nova detentora dos direitos de transmissão, e com patrocinadores, as pressões devem ter sido grandes.

O agravante, segundo o blogue de Erich Beting foi a relação entre a FBA e a empresa que negociava os patrocínios diretamente, a Sport Promotion. O contrato entre as partes havia se encerrado em dezembro passado, mas diz-se que a mesma corporação será encarregada pela CBF de negociar as cotas de patrocínio. Vale lembrar que a Spor Promotion já negocia os direitos de marca da confederação desde 2007.

Segundo Neves, no ano em que o Vasco disputará a competição, já havia patrocinadores com contrato assinado. Ele considerou a medida de "ditatorial" e disse que vai brigar para retomar o controle da competição.

Em 2007, Neves entrou numa disputa judicial com o Blogue do Santinha.

2 comentários:

Marcão disse...

Um caso interessante de um órgão que não é estatal "desprivatizando" um serviço que já foi seu. Por que os clubes não aproveitam pra se rebelar e fundar logo uma Liga? Será que relações profissionais e responsáveis assustam tanto assim?

Glauco disse...

No site da FBA tem a seguinte pérola: "Este resgate foi conquistado sempre com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), presidida pelo Presidente Ricardo Terra Teixeira, que em todos os momentos está ao lado da gestora comercial da competição, mas também, pela aposta dos dirigentes dos clubes da Série B e da participação da mídia em geral."

Nada como um dia após o outro.