Destaques

terça-feira, abril 21, 2009

Vitória sobre a LDU para se apegar à calculadora e mudar de assunto

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Na penúltima partida pela fase de classificação da Libertadores da América, o Palmeiras venceu a LDU no Palestra Itália por 2 a 0, placar do segundo tempo. Depois do empate diante do Sport na semana passada, o time foi para sete pontos, e fica na segunda posição do grupo até amanhã, quando os pernambucanos enfrentam o Colo Colo em Recife. O resultado praticamente eliminou a atual campeã do torneio.

Depois de um primeiro tempo fraco, o time da casa achou um gol em um lance estranho envolvendo o goleiro Cevallos e o zagueiro Marcão, autor do tento, logo aos 3 minutos. A trombada pareceu falha, mas o arqueiro saiu contundido.

Diego Souza, mais lúcido depois da lambança do fim de semana, teve atuação razoável, fez o segundo gol aos 37. Keirrison perdeu pelo menos três chances de gol. Lenny só correu, ainda não entendi por que é a primeira opção de ataque do treinador na ausência de Willians.

Com a vitória, são mantidas as esperanças alviverdes na Libertadores como forma de não tornar o primeiro semestre catastrófico. A desclassificação do Paulista é da vida, acontece. A eliminação na fase de classificação do continental é bem mais complicado.

Então, calculadora na mão. Se o time de Nelsinho Baptista perder em casa para o Colo Colo, o que é pouco provável, o Palmeiras precisará vencer os chilenos em Santiago e torcer para que a desclassificada LDU impeça uma vitória ampla do Sport que reverta o saldo de gols. Em caso de empate ou vitória do tetracampeão pernambucano amanhã, o Verdão dependerá apenas de si para ter a vaga – de si é jeito de falar, depende de o ataque funcionar, a defesa não dormir, da providencia divina e do imponderável.

Se minhas contas estiverem certas, o melhor para os palmeirenses é torcer pelo rival brasileiro amanhã. Ou não assistir ao jogo e refazer as contas depois.

"De novo?", quatro vezes

O primeiro repeteco visto na partida foi a formação tática, o retorno ao 3-5-2 ao entrar em campo, e mudança no segundo tempo, tirando o lateral-direito Fabinho Capixaba. Foi o único dos "de novo?" sem um fim trágico.

Quem entrou para pôr o time para frente foi Marquinhos, protagonista de uma falta em Bolaños. O equatoriano revidou com uma cabeçada que por pouco não vira o segundo pega-pra-capar em dois jogos consecutivos no Palestra Itália. Ambos foram expulsos. Segunda quase repetição, desta vez de sábado.

Com Marquinhos fora, Luxemburgo não queria correr riscos, e tratou de recompor a zaga deixar a retaguarda com Sandro Silva. O lateral/volante passou cinco minutos em campo até avançar pela esquerda, ser derrubado e cair de mau jeito, deslocando o ombro. Foi diferente, mas também em um tombo que Edmilson fraturou o cotovelo. Triste semelhança.

Quatro minutos depois, ao marcar o segundo gol do Palmeiras, Diego Souza saiu feliz e contente. Tirou até a camisa para festejar o que poderia ser a forma de evitar a fama de mau. E levou cartão amarelo como Wilson e Kleber já na mesma competição. Seguiu passos para um lado não muito astuto.

4 comentários:

Ricardo disse...

Desculpem a insistência no assunto mas gostaria de saber a vossa opinião:

O Patric do São Caetano, de quem a imprensa diz estar a caminho do Benfica, vale o quê como jogador?

Abraço a todos.

Glauco disse...

Ricardo, sei que é da seleção sub-20, mas, sinceramente, das partidas do São Caetano a que assisti, não me lembro de nada muito marcante sobre ele.

Anselmo, se a partida contra o Sport no Palestra foi 1 a 1 pro Magrão, ontem foi Goleiros Equatorianos 2 X 0 LDU. Pelamor, hein...

Fabricio disse...

Bom, esperei o time ganhar uma para fazer meu comentário que venho segurado há alguns jogos.

- Fabinho Capixaba, eu mais do que ninguém tentei acreditar em você. Acho até que era o único que não estava te xingando pois acho um absurdo ir no campo pra vaiar. Mas paciência tem limite. Você não serve pra jogar no Palmeiras.
- Lenny, você demonstra uma inexperiência incrível. Só corre e não para pra dar uma olhada no jogo e no que pode ser feito sem ser olhar pra baixo e sair correndo. Quem sabe daqui uns anos...
- Danilo e Maurício Ramos: quando vocês fazem o feijão com arroz, tudo vai bem. Por que não fazer isso sempre? Ainda têm meu voto de confiança.
- Keirrison: percebeu que só correr um pouquinho e a torcida aplaude? Continue como fez ontem que a turma pára de xingar você. Você é bom, e foi artilheiro do Campeonato Brasileiro. Com certeza preferimos você do que o Ortigoza em campo.

Quanto à classificação, nem sei mais o que é melhor no jogo de hoje do Sport. Prefiro me concentrar no fato que basta vencer o Colo Colo para se classificar. Mesmo se este último ganhe hoje por um placar mínimo (o que eu acho PROVÁVEL!), não acredito que o Sport vença o Colo Colo por mais que 2 gols de diferença, nem por um placar tipo 5x3 para desempatar no gols-pró.

Amanhã faço as contas.

Fabricio disse...

No post anterior confundi o adversário do Sport na última rodada. Entendam LDU.

E uma última coisa: quase nos classificamos pro Mundial em 2001 (passando pelo Boca na semi garantiria a vaga já que a outra semifinal envolvia times do México) com Alexandre e Leonardo na zaga, Galeano no meio e Basílio no ataque. O time de hoje é bem melhor! Só ter vontade que dá pra chegar lá.