Destaques

terça-feira, julho 07, 2009

Muricy ou Jorginho

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Dez em cada dez torcedores palmeirenses querem definições sobre o treinador do time. Muricy Ramalho, o preferido da diretoria, ainda não deu resposta e as negociações parecem estagnadas, apesar de as apostas por uma definição no início da semana terem sido fortes.

Serjão Carvalho/Flickr
Não sei qual seria o entrave para a vinda do ex-técnico do São Paulo para o Palestra Itália nem se eles seriam maiores do que a dificuldade de encontrar uma foto de Muricy sem alguma referência ao Tricolor paulista no enquadramento. Há quem garanta que ele não quer sair da capital paulista por motivos pessoais.

Em primeiro lugar, eu estaria preocupado com que jogadores vão permanecer e quais correm risco de partir. Diego Souza, Cleiton Xavier e Pierre são fundamentais para o time atualmente, embora oscilem mais do que o humor do torcedor alviverde. Como Keirrison já partiu, se algum desses outros não for até o fim da temporada, agravam-se carências de elenco.

Minha sensação é de que Jorginho é capaz de levar o atual elenco do Palmeiras – com Obina e tudo – para uma das quatro primeiras posições, o que daria direito a uma vaga na Libertadores da América de 2010.

Se isso estiver correto, a pergunta é: Muricy levaria o time ao título?

Como não comprei uma bola de cristal de isopor ali na 25 de março, a resposta é um palpite ainda mais frágil do que o anterior.

Claro que um treinador que montou times limitados tecnicamente a três títulos nacionais seguidos tem currículo para deixar o torcedor cheio de esperanças. Um treinador no meio da temporada não garante um resultado tão expressivo.

Muitos torcedores comparam o ex-são-paulino à vinda de Luiz Felipe Scolari, vista com reservas por muito palmeirense – este que escreve incluído. A oscilação entre amor e ódio vinda da arquibancada é uma realidade no Palmeiras, como também o é em outros clubes. Mas as condições eram diferentes.

Apesar da chegada no mesmo mês de julho, mas de 1997, Felipão voltava do Júbilo Iwata, do Japão. Foi campeão da Copa do Brasil no ano seguinte e da Libertadores em 1999.

O mandato de Luiz Gonzaga Belluzzo vai até 2010, depois ele afirma não querer se manter no cargo. Isso remete a outra questão: a realidade atual do clube permite vislumbrar um projeto de dois ou três anos para acumular conquistas? Muricy é mesmo comparável a Felipão nesses termos?

3 comentários:

Glauco disse...

Acho que não dá pra comparar Felipão com Muricy, até porque o contexto à época (adversários inclusive) era todo outro. Muricy é bom, mas pelo seu histórico no São Paulo e por conta da irracionalidade que toma conta das torcidas e de alguns diretores, pode ter vida difícil no clube. Descansa, Muricy, descansa...

Thalita disse...

VOLTA, MURICY!!!!

Fabricio disse...

Eu sinceramente não acredito que uma ressalva a vinda de Muricy passe de 0,02% de palmeirenses torcedores ou da diretoria.

E repito, se não for ele, melhor que seja o Jorginho mesmo. Todos os demais citados até então são, a meu ver, apenas promessas.

O Muricy é o cara mais profissional do futebol brasileiro. Já posso ver as entrevistas dele caso venha para o verdão:

[Repórter] Mas e o fato de ter saído de um rival?
[Muricy] Ué, o Milton Neves não saiu da Jovem Pan e foi pra Band?