Destaques

terça-feira, março 09, 2010

Ê Globo, até quando?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Já estou cansado de discutir a parcialidade da grande imprensa, mas esta foi um pouco demais.


O Brasil entrou com processo na Organização Mundial do Comércio, OMC, ainda no governo FHC, em 2002, por conta de subsídios dos Estados Unidos que dava vantagens indevidas aos produtores estadunidenses de algodão, o que prejudicava os exportadores brasileiros.

Numa rara decisão, a OMC decidiu que o Brasil tinha razão e autorizou que os Estados Unidos fossem retaliados em mais de R$ 800 milhões de dólares.

Ou seja, o Brasil poderá adotar medidas para para onerar produtos norte-americanos com taxas que podem chegar a 100% no imposto de importação, praticamente inviabilizando a compra desses produtos. O que permite maior espaço para produtores nacionais ou para outros países.

E é uma cacetada na política de subsídios a produtos agrícolas, feita pelos EUA e pela Europa. Tanto que os EUA mandaram correndo alguém para negociar.

Explicado isso, vem o motivo do post.

Sabe como o Jornal Nacional deu a "matéria", insinuando que o governo brasileiro vai "aumentar impostos", e que no caso do trigo americano isso pode aumentar os preços dos produtos derivados aqui.

Para provar a "tese", pega uma declaração de uma associação de importadores dizendo que se a produção brasileira não der conta de suprir o mercado, se faltar trigo argentino, aí os preços podem subir.

Se era para manipular, não dava para achar nada melhor. Parece que eles realmente acreditam que todo mundo é Homer Simpson.

Para não dizerem que estou inventando, segue a matéria.

2 comentários:

Marcão disse...

Se o diabo existe, com certeza ele quer de contratar os editores de imagem e conteúdo do Jornal Nacional.

fredi disse...

Agora é a Folha:

O presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Junior, disse nesta quarta-feira que a retaliação brasileira a produtos norte-americanos poderá levar a um aumento nas taxas de juros no Brasil.

Segundo ele, a sobretaxa à importação de produtos dos Estados Unidos causará um aumento nos preços internos, o que pressiona a inflação e pode fazer com que o Banco Central aumente a taxa básica de juros (Selic).

É muito achismo e maucaratismo na tentativa de transformar uma vitória do Brasil contra os EUA em medo de inflação.
A maioria dos produtos que serão tachados tem outros fornecedores, portanto a medida não causará inflação.
Se houver algum desabastecimento, é só retirar a sobretaxa.

Esse povo sabe disso, é colonizado e mau caráter mesmo.