Destaques

segunda-feira, março 08, 2010

Estadão 'militante' põe faca no pescoço de Serra

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Como o (des)governador de São Paulo, José Erra, digo, Serra, não sai mesmo da moita, o jornal Estadão, impaciente para dar início à sua incansável militância tucana, chamou o cabra na chincha em pleno editorial da edição de domingo, intitulado, com indignação indisfarcável, de "O candidato clandestino". Além de citar (e com isso reforçar) "a arrogância de lideranças políticas (José Serra e Fernando Henrique) que pressionam Aécio para aceitar a vice", o texto reconhece, com temor, que "o contraste entre a desenvoltura de longa data da operação Dilma e o tardio despertar da oposição para o imperativo de tirar Serra do lusco-fusco em que escolheu permanecer serviram até agora para debilitar eleitoralmente o governador".

E o Estadão ainda toca na delicada hipótese de Serra desistir de disputar a Presidência da República para tentar a reeleição em São Paulo, advertindo que "essa hipótese é desonrosa para o governador". O grand finale é faca no pescoço total: "A esta altura, ou ele (Serra) disputa o Planalto ou sai da vida pública. Como a sua escolha está feita, já passou da hora de ser coerente com ela. A oposição precisa de um candidato que vá para a batalha pela porta da frente" (parece pai chamando a atenção de filho!). A pergunta de Carlos Drummond de Andrade nunca foi tão apropriada: - E agora, José?

8 comentários:

Glauco disse...

Acho justo que o jornal defenda seu candidato em editorial. O Estadão, aliás, apoiou Collor e deixou isso claro em 1989. Postura correta, já que tomar posição política não é o problema principal, podemos discordar ou concordar dela e, para o leitor, fica muito clara a linha adotada. O pior é fingir imparcialidade como tentam fazer outros veículos e mentir ou fraudar para corroborar suas posições.

Olavo Soares disse...

Concordo com o Glauco. Acho a coisa mais certa do mundo quando uma publicação diz na lata a quem apóia. É democrático e transparente.

Moriti disse...

Adoraria o dia em que o leitor/ouvinte/espectador chegasse à banca ou mudasse de emissora e tivesse clareza de qual posição cada veículo defende.

quem sabe ainda, quem sabe...

Marcão disse...

Essa eu ouvi há pouco:

- Está definido o vice de Serra: Rubens Barrichelo. Porque não gosta de vermelho e nunca chega em primeiro.

Moriti disse...

rapaz! Marcão, essa foi de doer. Trocadalho passível de pena. Nem que seja só pela reprodução do conteúdo! hehe

Anselmo disse...

a decisão do serra tá tomada e ele é candidato. o resto é drama pra dar emoção.

Nicolau disse...

Concordo sobre os jornais explicitarem seus candidatos em editorial, é mais honesto com o leitor. Mas essa comida de rabo pública foi dolorida, hein? Também não vejo muita saída para o Serra agora além de ser candidato. Se não, vai jogar o partido (e seus apoiadores midiáticos) no mato de maneira vergonhosa. Mas esperemos o anúncio oficial.

Marcão disse...

Sobre o jornal ser parcial publicamente, 'militante' mesmo, não resta a menor dúvida de que é melhor. Mas o post não fala sobre isso, e sim sobre a "comida de rabo" feia que o Serra tomou, como bem atentou o Nivaldo. Agora o José não tem pra onde correr, o bicho pegou. E ontem o Ciro garantiu no Programa do Ratinho que vai disputar a Presidência, então tá confirmado que o Serra também não virá disputar em S.Paulo. A campanha começou.