Compartilhe no Facebook
"Glauco foi um grande cronista da sociedade brasileira, entendia os usos e costumes da nossa gente e expressava isso com inteligência e humor". A frase, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, resume o choque de milhões de brasileiros que conheciam a arte e a criatividade do desenhista e cartunista Glauco (foto), criador dos personagens Geraldão, Dona Marta e tantos outros, que foi assassinado na madrugada de hoje, com o filho Raoni, em sua residência em Osasco (SP). Parece que o criminoso era frequentador da igreja que a vítima fundou, Céu de Maria. Nesse ano de eleição, o Futepoca empresta uma das artes de Glauco para homenageá-lo (abaixo). Porque imaginamos que, de alguma forma, o humor, sua paixão, vai resistir. Ou melhor: tem que resistir. E que o crime nos faça refletir, mais uma vez, que ninguém está seguro.

7 comentários:
"Usos e costumes" - parte 2:
"Era um crítico dos usos e costumes do nosso país sem perder a leveza e o humor tão brasileiro de seu desenho". Frase de José Serra.
a frase do Serra veio depois, com certeza.
quase um plágio...
Tô me sentindo um baita dum peixe fora d'água hoje, por nunca, mas nunca mesmo ter visto graça nas tiras/cartuns/etc do Glauco.
É óbvio que isso não reduz em nada o espanto pelo crime e a tentativa de enviar solidariedade à família dele, que deve estar passando por momentos absurdos.
Pois é, Glauco. Comentei até com uns amigos que me senti meio "culpado" porque eu criticava bastante duramente as tiras e charges dele. Mas foi, realmente, de causar perplexidade. Um absurdo o que aconteceu.
"Comentei até com uns amigos que me senti meio "culpado" porque eu criticava bastante duramente as tiras e charges dele."
Aê, é bem o que tô sentindo hoje.
eu me sentia bem conservador ao ler as tirinhas do geraldao e da dona marta. qdo eu era criança, era como se faltasse um pouco mais de malícia pra eu entender bem a piada. depois, vi mais valor.
feitos como los 3 amigos são inesquecíveis.
e, pra constar ser bem chato, não é o caso de partidarizar as notas de falecimento.
Acabei de ver um vídeo do palhaço do Marcelo Madureira sentando o cacete na falta de democracia do governo Lula. Pô, com tanto pseudo humorista pra cantar para subir, foram logo escolher o Glauco?
Postar um comentário