Destaques

sexta-feira, março 12, 2010

O humor vai resistir

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

"Glauco foi um grande cronista da sociedade brasileira, entendia os usos e costumes da nossa gente e expressava isso com inteligência e humor". A frase, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, resume o choque de milhões de brasileiros que conheciam a arte e a criatividade do desenhista e cartunista Glauco (foto), criador dos personagens Geraldão, Dona Marta e tantos outros, que foi assassinado na madrugada de hoje, com o filho Raoni, em sua residência em Osasco (SP). Parece que o criminoso era frequentador da igreja que a vítima fundou, Céu de Maria. Nesse ano de eleição, o Futepoca empresta uma das artes de Glauco para homenageá-lo (abaixo). Porque imaginamos que, de alguma forma, o humor, sua paixão, vai resistir. Ou melhor: tem que resistir. E que o crime nos faça refletir, mais uma vez, que ninguém está seguro.

7 comentários:

Marcão disse...

"Usos e costumes" - parte 2:

"Era um crítico dos usos e costumes do nosso país sem perder a leveza e o humor tão brasileiro de seu desenho". Frase de José Serra.

Moriti disse...

a frase do Serra veio depois, com certeza.

quase um plágio...

Olavo Soares disse...

Tô me sentindo um baita dum peixe fora d'água hoje, por nunca, mas nunca mesmo ter visto graça nas tiras/cartuns/etc do Glauco.

É óbvio que isso não reduz em nada o espanto pelo crime e a tentativa de enviar solidariedade à família dele, que deve estar passando por momentos absurdos.

Sartorato disse...

Pois é, Glauco. Comentei até com uns amigos que me senti meio "culpado" porque eu criticava bastante duramente as tiras e charges dele. Mas foi, realmente, de causar perplexidade. Um absurdo o que aconteceu.

Olavo Soares disse...

"Comentei até com uns amigos que me senti meio "culpado" porque eu criticava bastante duramente as tiras e charges dele."

Aê, é bem o que tô sentindo hoje.

Anselmo disse...

eu me sentia bem conservador ao ler as tirinhas do geraldao e da dona marta. qdo eu era criança, era como se faltasse um pouco mais de malícia pra eu entender bem a piada. depois, vi mais valor.

feitos como los 3 amigos são inesquecíveis.

e, pra constar ser bem chato, não é o caso de partidarizar as notas de falecimento.

Julio disse...

Acabei de ver um vídeo do palhaço do Marcelo Madureira sentando o cacete na falta de democracia do governo Lula. Pô, com tanto pseudo humorista pra cantar para subir, foram logo escolher o Glauco?