Destaques

sexta-feira, março 12, 2010

PQFMTMNETA 10 - Furacão 2008 (2008)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Breve introdução aos que não conhecem a série: PQFMTMNETA é abreviação para "Parece que faz muito tempo, mas nem é tanto assim". Nesse espaço, mostraremos eventos do futebol acontecidos há, no máximo, cinco anos, que causaram polêmica na sua época, e que depois caíram no esquecimento.

Parece que faz muito tempo, mas nem é tanto assim - Furacão 2008 (2008)
rolablog.zip.net
No romântico e cada vez mais distante futebol do passado, obter feitos memoráveis não era algo tão difícil assim. Justamente pelo conceito de "memorável". Hoje, os times só querem saber de Libertadores e, se der tempo, um Campeonato Brasileiro; por isso algo anteriormente épico como títulos estaduais, por exemplo, nos dias de hoje acabam caindo em desprezo.

Por conta disso, não é raro vermos clubes de hoje igualando ou até mesmo superando feitos do passado. É só verem esse Santos de 2010, que atingiu a marca de 10 vitórias seguidas: se esse time não for campeão de tudo o que disputar esse ano, de que valerá a marca? Nada, rigorosamente nada!

E foi exatamente isso o que aconteceu com o Atlético-PR em 2008. O Campeonato Paranaense daquele ano começou e o Atlético derrotou, de maneira initerrupta, a Rio Branco, Real Brasil, Engenheiro Beltrão, Coritiba, Cascavel, Paraná, Portuguesa Londrinense, Adap e Londrina e, finalmente, em 16 de fevereiro, enfiou inapeláveis 8x1 no Iguaçu.

A goleada igualava uma marca histórica que o Atlético havia obtido em 1949 - e que foi o que rendeu o apelido de "Furacão" ao clube. Foi justamente essa sequência que fez com que o rubro-negro paranaense obtivesse o apelido que carrega até os dias atuais.

Veio então a rodada seguinte e a diretoria atleticana, conhecida pela sua tradição marketeira, criou uma baita festa. Convidou os jogadores de 1949 para o evento, e eles entraram em campo acompanhados dos de 2008. A bola rolou e o Atlético venceu mais uma vez: tá certo que foi um magro 1x0 sobre o Cianorte, mas foi o suficiente para que aquele time alcançasse a marca e entrasse pra história do rubro-negro.

Entrar pra história mesmo? Tem certeza? Não necessariamente! Justamente pelos fatores que elenquei no começo do post: depois do "feito", o Atlético-PR de 2008 acabou não fazendo nada de muito relevante ao longo de toda a temporada. Acabou a primeira fase do estadual na liderança, mas no fim das contas perdeu o título para o arqui-rival Coritiba; foi bizarramente eliminado da Copa do Brasil pelo Corinthians do Alagoas, em plena Arena da Baixada; ficou apenas em 13º lugar no Brasileiro, quatro posições abaixo do rival coxa-branca; e na Sul-Americana, não foi além da segunda-fase.

O técnico daquele time era Ney Franco, que hoje treina curiosamente o Coritiba. E os "craques" eram nomes como Pedro Oldoni, Irênio e Danilo, hoje zagueiro do Palmeiras. No elenco atual, apenas Claiton e Netinho fizeram parte daquele grupo que "fez história" - ainda que para derrubar mitos do passado, mas fez.

2 comentários:

Marcão disse...

Rio Branco, Real Brasil, Engenheiro Beltrão, Cascavel, Portuguesa Londrinense, Adap e Iguaçu? Que feito, hein? Se o Naviraiense disputasse o campeonato do Paraná, a sequência de vitórias teria sido ainda maior...

Anselmo disse...

neste caso eu nem posso dizer que nao me lembrava, pq nem sei se fiquei sabendo de tamanho feito. esse paulistocentrismo me deixou envergonhado nesta sexta-feira.

excelente o recorte, olavo.