Destaques

quinta-feira, março 04, 2010

Serra, saia da moita!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Estadão de hoje traz novo balão de ensaio sobre a sucessão paulista, na linha do "se não há novidade, a gente teoriza". Que a militância petista de São Paulo prefere como candidato ao governo do Estado o senador Aloizio Mercadante, em vez do deputado federal Ciro Gomes, não resta a menor dúvida. Que Marta Suplicy e seu grupo também torcem para que isso aconteça, para que a ex-prefeita aproveite a brecha e se candidate ao Senado, é outra verdade (os deputados federais do PT por São Paulo também engrossam o caldo, pois assim Marta não se candidataria à Câmara Federal e deixaria de dividir os votos deles). Da mesma forma, o presidente Lula e Dilma Rousseff já escancararam que Mercadante é a melhor opção caso Ciro bata o martelo de vez sobre não disputar o governo de São Paulo - o que ainda não fez.

Mas...e daí? A materinha do Estadão, que misteriosamente saiu de forma simultânea na edição de hoje do jornal gratuito Metrô News, não passa de uma costura de todas essas constatações embrulhada para o leitor como fato consumado. Mercadante (que se recupera de uma cirurgia feita na terça-feira) viajou com Lula para o Uruguai e o Chile e, contra as expectativas, nada foi acertado sobre a chapa do PT em São Paulo. Ficou naquela: o senador mantém a disposição de disputar sua reeleição (é líder nas pesquisas), Lula segue com um fio de esperança na capitulação de Ciro e todos continuam aguardando o (des)governador José Serra oficializar (ou não) sua candidatura à Presidência da República.

Tudo como d'antes. Serra encolhido quietinho na moita, matutando sobre o surpreendente empate técnico com Dilma nas pesquisas. E, na fila, Ciro aguarda sua decisão para saber o que fazer, Lula aguarda Ciro e Mercadante aguarda Lula. Fora disso, tudo é pastel de vento na mídia paulistana. Mas que o grupo da Marta trabalha bem nos bastidores, ah, isso trabalha...

3 comentários:

Glauco disse...

Mas nessa época é assim mesmo, como em pré-temporada de clube de futebol em que cada grande contrata 70 jogadores de acordo com os jornais. O que resta agora é especulação sobre os possíveis cenários das sucessões e, da parte da mídia tucana, uma pressão enorme para fazer de Aécio um vice que fortaleça a fraca chapa de Serra. Será que Aécio capitulará como fez Alckmin?

Anselmo disse...

perfeita a comparação com a pré-temporada no futebol.

e se é pra palpitar, acho que o serra tá só esperando o dia 19 de março pra confirmar que é candidato. ele vai esperar passar, astrológica e oficialmente, seu inferno astral.

Anônimo disse...

OS deputados estao torcendo pela candidatura da marta junto deles.
A votacao recebida por ela ira ajudar a carregar mais uns 2 na legenda.