Destaques

domingo, novembro 21, 2010

Dia da Consciência 'Branca'

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Complementando o excelente post do Glauco (abaixo) sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado ontem, data da morte do líder Zumbi (imagem ao lado), faço aqui um apelo para que nós, os "não negros" - porque, como disse Chico Buarque, ninguém é branco no Brasil -, tenhamos a humildade e a autocrítica de reconhecer que, sim, HÁ RACISMO entre nós, e que é preciso denunciá-lo, puni-lo e extingui-lo. O primeiro passo, em minha opinião, é nos educarmos para identificar esse racismo, que muitas vezes é velado; outras vezes, explícito. E essa educação tem que começar pelas nossas crianças. Aliás, o que mais me preocupa é a sutil e persistente introjeção do racismo na infância, no período de alfabetização e formação da personalidade e da visão de mundo. E isso acontece entre nós, só não vê quem não quer.

Outro dia, eu e minha namorada Patricia entramos numa das livrarias de uma galeria comercial na Avenida Paulista, aqui em São Paulo, e ela começou a folhear um livrinho infantil aparentemente inocente, com fotos de gatos e frase sobre eles, para presentear nossa menina Liz, de 8 anos. Tratava-se de "Amigos gatos", da série "Pegadas de filhotes" (Editora Eko/ Grupo Edicart, 2009), com texto original da italiana Emannuela Signorini. Com a mania que tenho de observar os "eugenizantes" (ver eugenia) comerciais impressos ou televisivos no Brasil, passei a notar que, no tal livrinho, não aparecia um gato preto sequer - como se "bonitinhos", "fofinhos" e "desejáveis" fossem só os gatos brancos. "Ah, que viagem a sua", reclamou Patricia. Para desdenhar minha "teoria da perseguição", logo encontrou a foto de um gato preto no livro. Mas a frase que acompanhava a imagem só justificou minha desconfiança - e nos deixou de queixo caído:

"Um gato preto não faz sombra porque ele é uma sombra: uma sombra vivente de um radiante gato branco."

Não adianta tentarem me convencer do contrário: é agressivo - e é RACISMO. A ideia simbólica de que o negro é "sombra" (no sentido pejorativo) e o branco é "radiante" está ali, como propaganda, como "ensinamento". É assim que nossas crianças são "educadas", mesmo nas publicações mais tolas e supostamente "inofensivas": o negro não tem valor algum. O poder dessas mensagens subliminares é subestimado. Se aceitamos pequenas agressões gratuitas como essa, não conseguimos controlar, posteriormente, atitudes mais violentas como a não aceitação do sistema de cotas no ensino público universitário, por exemplo. Porque os que não aceitam foram acostumados, desde crianças, com essa ideia de que os negros são "sombras", e que, apesar de terem servido como escravos por quatro séculos na construção de nosso país, não merecem qualquer atenção ou política pública específica em nossa sociedade. Que são pessoas de segunda ou terceira classe.

É por isso que faço esse apelo para que, nesse final de semana, não só os negros celebrem sua consciência, mas que nós, como disse, os "não negros", também tenhamos consciência do que fazemos com e para eles. A maior riqueza do Brasil, o que já nos destaca e que irá nos tornar muito maiores no futuro, é exatamente a nossa diversidade. É a nossa mistura única de povos, raças, costumes, culturas. Insistir nas diferenças, nas divisões e nos preconceitos que há muito já deveriam ter sido abolidos de nossa sociedade, é insuflar o ódio, é regredir à barbárie - tal e qual um certo candidato à presidente da República nas últimas eleições. Nós não precisamos disso. Salve a raça negra! E a consciência de todos.

Mais sobre racismo:

Racismo não é - ou não deve ser - coisa do futebol

Prêmio Nobel discrimina negros

Racismo introjetado em uma nação

4 comentários:

Marcão disse...

Ps.: Só mais um exemplo de racismo publicado em livro, dessa vez para o público adulto. No "1822", sobre o período da independência brasileira, obra de Laurentino Gomes (que a orelha do livro informa, sintomaticamente, que "trabalhou como repórter e editora para o jornal O Estado de S.Paulo e para a revista Veja e foi diretor da Editora Abril"), há um capítulo intitulado "O país improvável". No segundo parágrafo, há o seguinte - e surpreendente - argumento:

"Quem observasse o Brasil nessa época teria razões de sobra para duvidar de sua viabilidade como país. Às vésperas do Grito do Ipiranga, o Brasil tinha tudo para dar errado. De cada três brasileiros, dois eram escravos, negros forros, mulatos, índios ou mestiços."

Sem comentário.

Nicolau disse...

Assustadora a história do gatinho, rapaz!

Priscila Miranda disse...

Pois esse País está dando certo, nobre senhor Laurentino, justamente por conta de td nossa carga genética de escravos, negros forros, mulatos, índios e mestiços! Essa é nossa melhor qualidade!

Budu Garcia disse...

"Serviço de preto foi o que Hitler fez tentando acabar com os judeus".
Quem já não ouviu essa sandice e deu risada?
Essa parte nossa, "maioria" contra o negro que dentro de todos os brasileiros (se você falar que desde o seu trisavô só se casam com ____ coloque aí a nacionalidade dele, você só é brasileiro por nascer aqui, não é miscigenado. E é aos miscigenados que chamo de brasileiros) habita, foi hábito adquirido dos europeus que aqui vieram se locupletar. Simples assim. Nunca nos respeitaram como nação. Nem seu povo faz muita questão disto.
**********
Gabo-me de ser metade espanhol. Só metade. A outra é uma farra e a que me completa!