Destaques

segunda-feira, novembro 22, 2010

Brasileirão do chororô: três na briga em cima, seis fugindo da degola

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Mais uma rodada completada da reta final do Brasileirão, vulgo o torneio do mimimi e do chororô, tão presentes nas três últimas rodadas e que ainda vão ser a tônica nas próximas vinte partidas. Agora, o Fluminense volta a estar na frente depois da goleada sobre o São Paulo, o Corinthians está um ponto atrás após o empate com o Vitória em 1 a 1 e o Cruzeiro voltou à briga ao vencer o Vasco por 3 a 1.

Ontem, o choro de novo mudou de lado. O treinador corintiano Tite reclamou da marcação de pênalti no lance em que Ralf tocou a bola com a mão dentro da área. O técnico diz que o jogador não teve intenção. Mas talvez devesse explicar porque retirou Jorge Henrique para colocar o volante Paulinho, fortalecendo a defesa, quando o São Paulo empatava com o Fluminense. Como que por castigo, quase no mesmo instante o Tricolor carioca marcou o segundo gol.



Novas conspirações, teses, antíteses e sínteses duvidosas estão sendo refeitas toda semana. Há duas rodadas, as lamúrias vinham do Parque São Jorge por conta da suposta falta de vontade que Palmeiras e São Paulo teriam ao enfrentar o Fluminense. Na rodada seguinte, as lamentações mudaram de sinal por conta da marcação do pênalti em Ronaldo e vinham principalmente do Cruzeiro e, um dia depois do "polêmico" jogo, do Fluminense, que não conseguiu superar o então quase rebaixado Goiás em casa. Os torcedores rivais do Corinthians também não deixaram de chiar.


E é principalmente por conta dessa postura do treinador que é difícil ver no Corinthians uma equipe em que se pode apostar sem reservas. O clube não joga um futebol convincente com Tite, precavido demais para quem tem que vencer, e a prova disso é que, talvez pela terceira vez consecutiva, o arqueiro Júlio César tenha sido o melhor atleta alvinegro em campo.

Nas próximas rodadas, tanto Fluminense quanto Corinthians podem e devem vencer suas partidas. O Tricolor topa com o Palmeiras em Araraquara, que deve escalar reservas como vem fazendo há algumas partidas, e encontra o Guarani no Rio, podendo passar com relativa tranquilidade. Já o Timão tem o Vasco no Pacaembu e o rebaixado Goiás fora, na última rodada. Para um time que quer ser campeão, nenhum bicho papão também. Mas a lógica já foi escanteada nas duas últimas rodadas, nada impede que o seja de novo. O Cruzeiro agradeceria.

Fuga da degola

Já na parte de baixo, Neymar fez três e conseguiu um feito pessoal: marcou um gol de pênalti. É o vice-artilheiro isolado do campeonato com 16 gols e sua performance no 4 a 1 de virada sobre o Goiás no Serra Dourada decretou o que já se sabia ser inevitável há algumas rodadas, o rebaixamento do clube do cerrado.


Restam ainda duas vagas para a Série B de 2011. Guarani, com 37 pontos, e Vitória, com 40, seriam os punidos se o Brasileirão terminasse hoje. Mas o Avaí e o Atlético-GO também namoram a Segundona com 40 pontos, enquanto Atlético-MG, com 42, e Flamengo, com 43 respiram um pouco mais aliviados. Na próxima rodada, o Bugre pega o Grêmio, em casa, e o Vitória vai a Porto Alegre enfrentar os reservas do Internacional que, aliás, não deram mole para o Botafogo e derrotaram os cariocas em pleno Engenhão por 2 a 1. Parada dura para ambos os ameaçados.

O Avaí enfrenta o Santos em casa e o Atlético-GO pega o São Paulo também nos seus domínios. Já o Atlético-MG tem tudo para se livrar do pesadelo enfrentando o Goiás na Arena do Jacaré, enquanto o Flamengo vai ter que se desdobrar para superar o Cruzeiro. Emoções fortes. E chororô e mimimi garantidos.

13 comentários:

Adhemar Santos disse...

Todo mundo sabia que o São Paulo ia dar mole para o Fluminense, assim como o Palmeiras vai dar também. E na última rodada o Fluminense pega o rebaixado Guarani. Fazendo as contas, 3 vitórias para o Flu, 9 pontos. O jogo de vida ou morte para o Corinthians era o jogo de ontem contra o Vitória, tinha que ganhar de qualquer maneira para manter a vantagem. Não ganhou e agora o Flu é o virtual campeão brasileiro deste ano. Adeus Corinthians, adeus ano do SEMtenário.

Marcão disse...

Concordo com o Glauco: Tite recuou o time cedo demais - e pagou por isso. Mas me parece que o Corinthians com o Gordo é um, e sem, é outro completamente diferente. Fiquei com essa impressão, e o André Kfouri fala a mesma coisa no Lance! de hoje. Outro dia, no post que cravei o Corinthians como campeão (e mantenho o palpite, pois o Fluminense é extremamente irregular), observei que o time tem 4 jogadores imprescindíveis: Chicão, Alessandro (o melhor), Elias e Bruno César. Quando falta um destes, como foi o caso de Bruno César ontem, a maionese desanda. E o Elias está suspenso para o jogo contra o Vasco. Apesar disso, acho que ainda não tem nada decidido. O campeonato por pontos corridos, no Brasil, está cada vez melhor. Creio que a edição de 2011 será de arrepiar.

Nicolau disse...

O Tite foi um imbecil. Nessa situação, a diferença entre empatar ou perder era muito pequena. Valia apena arriscar pra ganhar o jogo. E olha que por "arriscar" estou pedindo deixar o time com 3 volantes e 2 atacantes... Lamentável. Ronaldo faz a diferença porque Tite armou o esquema em torno dele, de um pivô centralizado que abre espaço para os volantes e meias. Trocando ele por Iarley, perdeu-se em qualidade técnica e na função. Valia mais a pena tentar o garoto William Morais, que tem mais físico para jogar ali. Se o imbecil não tivesse sacado Jorge Henrique, o certo seria tirar um dos volantes e voltar à "retranca" de Mano Menezes, com Jorge e Iarley abertos e William centralizado. Enfim, tá na mão do Flu. E acho que os neuróticos dos favorecimentos podem dormir mais tranquilos depois de uma rodada em que o Corinthians empata sofrendo gol de penalti e o Flu ganha contra um adversário com 2 expulsos. E naõ estou reclamando, Ralph toca na bola e dai pra frente, salvo a ocorrência de telepatia entre os árbitros, é tudo interpretação. Espero que o ano que vem tenha menos choradeira, menos teoria da conspiração e mais comentários sobre futebol.

Leandro disse...

A entrada do inútil Iarley em vez de William Moraes e a retirada de Jorge Henrique para o ingresso de, pasmem, Paulino..., foram erros dignos de um técnico amador ou, no mínimo, frouxo. Afrontas ao futebol e ao bom senso que beiram o infame e o abjeto.
Quanto ao adversário deste domingo, não precisava ser nenhum gênio para supor que a vitória estava longe de ser vista como certa, ao contrário do que ocorreu (e ocorrerá) com Fluminense nestas rodadas finais.
Tudo bem que o Vitória briga para não cair e o Corinthians pelo título, mas não precisava ser nenhum gênio para imaginar as dificuldades geradas pela atmosfera de um jogo desses em pleno Barradão lotado, com o oponente bastante motivado, num calor que faz muitíssima diferença para qualquer um (sobretudo para o desfalcado time de “velhinhos” do Corinthians), e isso não bastasse, com o peso incidir uma verdadeira presunção de culpa em desfavor dos paulistas, coisa que faria, como fez, Simon apontar a marca de pênalti de Julio César em qualquer lance minimamente duvidoso, ou nem isso.
Não dava para ter como certa uma vitória contra o Vitória diante de tudo isso, e o curioso é que senti o contrário em amigos corinthianos mais empolgados (menos sensatos?). Também não tem como esperar outra coisa que não mais duas vitórias dos cariocas contra os dois frágeis times verdes que terá pela frente.
E a hipótese de um tropeço contra o Vasco, ainda que em pleno Pacaembu, também não pode ser vista como coisa de outro planeta, como seria vista, por exemplo, a hipótese de um tropeço do Fluminense contra o Guarani em pleno Engenhão.

Thalita disse...

e desde qdo Brasileirão não tem chororô e mimimi?

Glauco disse...

Desde sempre, Thalita, mas parece que ultimamente tem tido mais por dois motivos. O mais óbivo é a arbitragem, que tende a ser mais decisiva e mais cobrada em competições equilibradas como tem sido as últimas edições do Brasileirão. Além disso, com os pontos corridos existem times desinteressados e outros com muito interesses, o que aumenta o chororô. Além disso, há três times de estados diferentes disputando o título, o que dá uma ajudazinha para que o bairrismo se sobressaia.

Marcão, acho que o Corinthians ainda pode ser campeão, mas discordo dos motivos que você alegava no seu post para lhe dar o favoritismo. A equipe vinha jogando um futebol bem meia boca, passou sufoco com o São Paulo, com o Cruzeiro e com o Vitória. E se o Washingotn marcasse 30% dos gols que tem perdido pelo Fluminense, nem discutiríamos mais quem seria campeão...

Marcão disse...

Glauco, eu analisei só as condições para disputa das últimas quatro rodadas, como fiz ano passado. A partir daquela rodada em que fiz o post, o Corinthians, apesar de limitado, me pareceu muito mais coeso, eficiente e determinado para a conquista, contra um Cruzeiro que vinha na contramão, saindo de uma sequência vitoriosa para atuações pífias e tropeços bobos, muito semelhante ao que o Fluminense se tornou no período pós-Copa do Mundo.

E eu argumentei que a volta de Ronaldo, a troca de técnico e o perfeito entrosamento entre a espinha dorsal Chicão- Alessandro- Elias- Bruno César- me pareciam condições muito mais efetivas e nítidas para uma arrancada de quatro jogos ao título do que os vacilantes e irregulares Fluminense e Cruzeiro.

Penso que, se Bruno César estivesse em campo ontem e Ronaldo tivesse aguentado até o segundo tempo, talvez o Corinthians tivesse conseguido os três pontos. Mas o vacilo foi fatal - ainda que, pelo meu palpite, nada garante que o tropeçante Fluminense vá ganhar as duas últimas partidas.

No mais, se o Washington fizesse 10% dos gols que perde, ele ainda estaria no São Paulo, seria o artilheiro da competição e meu time estaria, pelo menos, com a vaga na Libertadores garantida. Não tenho a menor dúvida - rsrs.

Leandro disse...

O Corinthians, a exemplo do vacilante Fluminense e do não menos vacilante Cruzeiro, padece da falta de um finalizador mais efetivo. Nesta visão, qualquer dos três que ficar com o caneco será um campeão bastante meia-boca.
Wellington Paulista tem negado fogo no time mineiro tanto quanto Washington no carioca e Iarley no paulista.
As mesmas ilações dos 30% cabem para o Corinthians, pois se Iarley tivesse feito 30% dos gols que perde, nem discutiríamos mais quem seria campeão, até porque, mesmo com todas estas mazelas, desde a primeira rodada o Corinthians ocupou e ocupará apenas as três primeiras posições do campeonato.
Seria, portanto, o menos meia-boca dos três aspirantes ao título, em termos teóricos. O que muda tudo é o fato das circunstâncias serem muito mais favoráveis aos cariocas nestas últimas rodadas.
Que o poder de fogo limitado sirva de lição à diretoria e comissão técnica alvinegras, que a bem da verdade, não conseguiram tapar os buracos e recuperar o time do grave e irresponsável desmonte do ano passado. As peças de reposição vieram em quantidade inversamente desproporcional à qualidade, os setores que precisavam ser melhorados não foram, e a média de idade do time é incompatível com uma competição como esta, de longa duração, longas viagens e bruscas alterações climáticas

Glauco disse...

Mas o Corinthians ficou sete partidas sem vencer e, depois disso, já com Tite, ganhou dois clássicos, Marcão. Também derrotou o Avaí por 4 a 0, partida na qual atuou mais da metade do segundo tempo com dois jogadores a mais, a exemplo do que houve ontem no jogo entre Fluminense e São Paulo. Nas mesmas três rodadas, o Fluminense empatou com o Inter fora, venceu o forte Grêmio no Engenhão e o clássico com o Vasco. Ou seja, fez o mesmo número de pontos que o Corinthians. Não vi, sinceramente, um futebol superior do clube paulista que justificasse um favoritismo.

Anselmo disse...

incrível, mas ter ficado livre do rebaixamento foi a melhor coisa pro Palmeiras.

incrível II, o time reserva do palmeiras é saco de pancadas.

sobre o chororô geral, campeonato disputado é uma coisa rara. e como é fácil mudar a tabela! então qqr detalhe é motivo. uma pena por um lado, uma festa pras mesas redondas.

fredi disse...

Mais que a parte de cima, pois não vi os jogos, vou para o que me interessa, o rebaixamento.

Fora os dois que já caíram, Goiás e Prudente, o Guarani, para mim, também não tem mais salvação. Aliás, uma curiosidade, os três times praticamente rebaixados começam com a letra G.

Mas resta uma vaga. Acho que cai Vitória ou Atlético Goianiense (têm confronto direto.

Mas não me surpreenderia se caísse o Flamengo, que tem 43 pontos e pega Cruzeiro e Santos. Pode perder as duas e repetir o Coritiba do ano passado, que só entrou no rebaixamento na última rodada.

Mas isso é mais torcida contra o Flamengo e Luxemburgo que análise (rs).

Glauco disse...

Frédi, tenho certeza que boa parte do elenco do Santos adoraria rebaixar o "profexô". Se chegarem com chances de cair na Vila, o flamenguistas vão enfrentar um time com vontade, com um moleque que vai querer jogar muito porque ficava no banco com o "gênio".

Fernando Romano disse...

Pois é, pessoal. Acho que, para nós alvinegros, ficou muito difícil agora. Vamos acreditar até o final, mas não há como discutir que a tabela está bem mais favorável aos cariocas, depois desse empate contra o Vitória.

E teve muita gente boa por aí que "garantiu" que o Corinthians já teria "comprado" a Libert... quero dizer, o Brasileir... enfim, alguma coisa no ano do Centenário.

Já passou da hora desses sujeitos irem ao psiquiatra.

Obsessão paranóica é tratável.