Destaques

sábado, julho 08, 2006

Itália x França

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Nem a dona da casa, a Alemanha de Ballack, nem os “favoritos” Brasil e Argentina de Ronaldinho Gaúcho e Riquelme, nem a badalada Inglaterra de Beckham. Itália e França fazem a final da Copa do Mundo de 2006. Quem diria?
Mas a final é mais do que justa. Pode ter sido uma surpresa, mas Nelson Rodrigues diria que já estava escrito. Pra falar a verdade, gosto dos dois times. A Itália poucas vezes foi tão bem representada por seu próprio estilo como por este time de Buffon, Cannavaro, Gattuso, Pirlo, Grosso, Del Piero e Totti. Venceu uma Alemanha cujo poder, como se viu, se restringia à tradição e à força da torcida, pois o time, tecnicamente e como elenco, deixou a desejar. Se a Itália tem como virtude ser um time de conjunto e força – mas também talento e técnica –, a França tem um elenco forte, também técnico, e com uma defesa sólida, até aqui... ressalve-se. O meio de campo é equilibrado, com a força e o poder de marcação de Makelele e a eficiência de Vieira, jogador que costuma surpreender na frente. Falar de Zinedine Zidane é desnecessário.
Os “azuis” têm o problema do goleiro Barthez, sempre doido pra entregar o ouro, mas a zaga tem a liderança de Thuram. A partir de Thuram, Zidane e Vieira no meio de campo com o perigoso Henry à frente formam a espinha dorsal desse time que começou desacreditado, cresceu no momento certo e chegou à final. Contra a França, o time de Felipão lutou, teve garra, usou catimba e pressão contra o árbitro, mas os franceses venceram categoricamente. Ainda bem, para o bem do futebol.
O favoritismo da Itália para a final, se há, deve-se ao aspecto físico. Na semifinal contra Portugal, o time francês demonstrou grande desgaste no segundo tempo, enquanto os italianos terminaram a prorrogação contra a Alemanha com mais gás.
Entre Alemanha x Itália eu preferia a Itália, entre Portugal x França, torci pra França. Meu palpite é Itália, mas torço pra não acabar em pênaltis.

0 comentários: