Destaques

terça-feira, julho 04, 2006

Torcer pro Felipão?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Mais um consenso contruído no Brasil: torcer pra Portugal porque o Felipão é técnico. Sinceramente, falar que "ele é brasileiro", "ele tem garra" e bla-bla-bla é conversa mole demais pro ouvido de um torcedor brasileiro frustrado que quer se ocupar de futebol até o fim da Copa.

Felipão é um técnico vencedor. E que mais? Por que torceria pra ele? Seu estilo, sempre privilegiando a retranca e contando com os pênaltis, não me agrada. Alguém se lembra da final da Libertadores em que o Palmeiras teve que ir pra decisão por penalidades com o portentoso Deportivo Cali? Precisava daquilo?

E no jogo com a Inglaterra, Portugal com um a mais e mesmo assim tomando sufoco dos ingleses, com o técnico luso-brasileiro fazendo alterações que não mudaram em nada o perfil tático da equipe. Claro, por que mudar apenas porque a equipe adversária tem um a menos durante 60 minutos?

Além dessa preferência pela retranca, temos também a personalidade que dá mais motivos para não torcer para ele. Em junho de 2001, o novo querido da torcida foi citado pela revista argentina El Gráfico por ter afirmado que "Pinochet torturou muito, mas não há analfabetismo no Chile". Maravilha legitimar ditaduras.

Uma outra mostra do respeito à diversidade, foi sua declaração dando conta de que mandaria um jogador embora do time se descobrisse que ele era homossexual. Isso não é preconceito, é "disciplina". Prefiro ficar com a opinião do jornal inglês Guardian. Segundo eles, Scolari é um "brasileiro machão que acredita que homens são homens, vacas são café da manhã e Pinochet era um sujeito legal". Torça pra ele quem quiser. Eu que não vou.

2 comentários:

MT disse...

E nem queiram saber o que é que Felipão tem dito desde que chegou a Portugal. Muito pior. Eu torço por Portugal mas não por Felipão.

Marcão disse...

"Cera, catimba, raça, garra, vontade. Portugal não mostrou apenas isso, elementos que faltaram contra Angola, mas mostrou capacidade de variação tática conforme o momento da partida e também que possui opções no banco, além de um brilhante - em mais de um sentido - comandante. Felipão amplia seu recorde de vitórias em Copas, Portugal chega a uma quarta de final (feito que não conseguia desde 1966) e também segue invicta há 18 partidas."

Comentário postado por Glauco em 25 de junho