Destaques

segunda-feira, novembro 06, 2006

Condenado, Saddam pode recorrer; forca não tem data

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Foto: Reuters

A condenação à morte de Saddam Hussein no último domingo, dia 5 de novembro, confirmou as previsões e a torcida armada dos Estados Unidos e Inglaterra. O nó da forca não será apertado tão rapidamente, porque o ex-ditador ainda pode recorrer da sentença. Isso significaria reconhecer a legitimidade do tribunal que o julgou, medida até agora repudiada pelo acusado.

Dois dos outros acusados foram condenados à morte e um, o ex-vice-presidente, a prisão perpétua.

Embora a tendência geral seja pensar que interessa a George W. Bush a execução de Saddam o quanto antes, há quem aposte na arma da onça presa.

Explica-se: como observadores daqui, no país das metáforas presidenciais, bem longe do ocorrido, quando o caçador prende a onça, todo mundo fica corajoso. Mas se começam a desdenhar demais o autor da façanha, diminuindo os méritos, ele pode ameaçar soltar a fera.

A custódia de Saddam é, legalmente, dos iraquianos, assim como o tribunal que o julga. Os xiitas, grupo religioso majoritário, porém privado de participação política durante o regime do ex-ditador sunita, treme só de lembrar do bigode de boina verde – mais habituado ao terno e à gravata desde alguns meses antes da deposição do regime pelas forças invasoras. Ninguém tem a ousadia de negar a enorme influência da Casa Branca no país – o que não tem sido uma coisa boa nem motivo de orgulho para nenhuma das partes.

A sentença tem de ser assinada pelo presidente ou por um dos vices. Diz a AFP: "O chefe de Estado, Jalal Talabani, contrário à pena de morte, já comunicou que se ausentará com o objetivo de não ter de assinar o decreto que enviará Saddam Hussein à forca. Dessa forma, o xiita Adel Abdel Mehdi ou o sunita Tarek al Hachemi terá de assinar o documento, o que deve ser feito provavelmente pelo representante da comunidade xiita, já que os sunitas são favoráveis a Saddam."

Enquanto isso, mais julgamento. Desta vez pelo genocídio contra curdos durante a campanha militar de Anfal, entre 1987 e 1988, que provocou, segundo estimativas, mais de 180.000 mortes no Curdistão iraquiano.

Seria difícil encontrar clima, base jurídica ou espaço em termos de política externa para tirar do corredor da morte o ex-ditador. Porém, ninguém com influência política tem pressa para ver o nó da forca apertado. Ainda mais se o regime atual pode ir à desforra e julgar Saddam por tudo o que quiser, talvez condenando-o a umas 10 penas de morte, e inúmeras prisões perpétuas.

0 comentários: