Destaques

terça-feira, novembro 07, 2006

Receita: descenço com emoção

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Existem times mais gabaritados (vide Lusa paulistana), mas o Parmera vem mostrando que a experiência de descenço para a Série B do Brasileirão em 2002 ensinou muita coisa a diretores. Como poucos, aprenderam a receita para cair. E foram agéis para explicar para os jogadores. Como observador, anotei alguns:

1) Troque de técnicos sempre que conseguir
1.1) Arrume um medalhão pra treinador. Tire todo o seu espaço, deixe que ele dispense atletas, chame outros e faça de tudo para acabar com o clima dele no clube. Tolerância zero com falhas ou declarações infelizes

2) Contrate aleatoriamente. Só jogadores consagrados há mais de cinco anos em fim de carreira. A alternativa são contratações em grande número e pouca qualidade. Apostar em atletas das categorias de base nem pensar. O mais importante é não se incomodar em contratar em posições e características repetidas. É bobagem que zagueiros lentos não podem jogar juntos em linha.

3) Promova cismas entre atletas e treinadores. Nada de amizade nem cumplicidade. A relação é de intrigas. Se o elo estiver bom, intervenha.

4) Ponha os diretores para palpitar. Faça corar a humilde "turma do amendoim" que atazanava Luís Felipe Scolari (isso valeria um post).

5) Alie-se aos torcedores para apoiar o time. Bom exemplo foi a invasão do Parque Antártica nesta terça-feira, dia 7.

6) Insista no discurso do "ainda dá". Sempre que perguntado se o time vai para a Série B no ano seguinte, responda que ainda é cedo, que há tempo, que é possível, que, fazendo as contas, a gente consegue. Mesmo quando o time, por descuido, abrir seis pontos de folga.

7) (só falta essa pra chegar lá) Acumule resultados ruins a ponto de precisar de milagre na reta final (vitórias fora de casa, aproveitamento de 100%, vencer o líder do campeonato etc.) .

Só falta um passo da receita. Ainda dá!

3 comentários:

Glauco disse...

Brilhante a relação dos ingredientes da receita, Anselmo. Já está contratado como diretor-técnico. Você prefere ir pro São Paulo ou pro Corinthians testar seus dotes culinário-futebolísticos?

Anselmo disse...

Me lembro de uma edição do caderno de esportes do Estadão depois da queda do Parmera pra segundona em 2002. O título era: "Nem um Mustafá corintiano faria pior". De modo que não sei se conseguiria fazer melhor do qeu a dupla Dualib-Kia.

Sidarta Martins disse...

Tinha esperanças que fosse o Msi-Corinthians para a 2a. Mas acho que a Ponte vai conseguir estragar a culinária italiana.

Abraços,