Destaques

quarta-feira, novembro 08, 2006

O melhor do Brasileirão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Tudo bem que já é repisar o óbvio falar que o futebol brasileiro alcançou o seu mais baixo nível técnico das últimas décadas. Mesmo assim, não deixa de ser surpreendente alguns fatos relacionados a isso, como a escolha dos melhores do Brasileirão promovida pelo site Globo Esporte. Há uma lista de dez jogadores indicados pelo site, são eles: Rogério Ceni, Souza e Mineiro (São Paulo), Kléber (Santos), Lucas (Grêmio), Cícero (Figueirense), Zé Roberto (Botafogo), Souza (Goiás), Renato (Flamengo) e Fernandão (Inter). É deprimente ver jogadores que no máximo são bons indicados pra "craque". Claro que no ano passado foi igualmente triste ver um atleta argentino, que sequer é titular da sua seleção, ganhar a mesma honraria.
Diante desse quadro, acho uma injustiça essa lista e proponho a inclusão do único jogador que representa a alegria do futebol, o sarcasmo e a ironia do brasileiro e que, apesar de limitado tecnicamente, mexeu um pouco na pasmaceira da primeira divisão. Obina, do Flamengo, foi quase escorraçado da Gávea, tinha torcedores pegando em seu pé o tempo todo, mas começou a dar a volta por cima na final da Copa do Brasil contra o Vasco. Entrando em alguns jogos, marcou outros gols importantes e viu a torcida rubro-negra, bem-humorada e ciente da realidade do futebol tupiniquim, inventar o grito "Obina, melhor do que o Eto'o".
Na internet e em sites de relacionamentos como o Orkut são inúmeras comunidades, além de frases e pensatas envolvendo o nome do jogador. Algumas delas, curiosíssimas, compiladas no chamado Obina Facts como:

"Deus perdoa, Obina não" (essa virou camiseta vendida no site oficial oficial do jogador)
"Garrincha um dia ousou driblar Obina. Vai ver se ele continua vivo..."
"Entre Maradona e Pelé, Obina ganha"
"Obina não chuta a gol. Ele maltrata a bola até ela sair correndo"
"Obina inventou o futebol em 6 dias. No sétimo, ele descansou"
"Zico gritou: " Bate para o gol , Obina". Obina respondeu: "Peça por favor""
"Todos têm atacantes, o Flamengo tem Obina"
"Obina brincou de Banco Imobiliário uma vez. Em 1929, em Nova York"

Em tempos de escassez de craques, por que o "fenômeno" Obina não pode ser o melhor do Brasileirão? Pelo menos nos faz rir e de vez em quando ainda faz gols. Meu voto é dele.

4 comentários:

Anselmo disse...

O Tonhão valia mais. É que Obina se destaca num deserto de talentos, enquanto o ex-zagueiro palmeirense era ídolo em um manancial de craques, nos super-times montados pela Parmalat. Mas como jogava mal!

Anônimo disse...

O fundo po poço do futebol carioca, para mim, foi ler a manchete "Obina faz gol de bicicleta em treino". Ou então uma apresentadora da Band dizendo que os cariocas são melhores que os paulistas pq o São Caetano e a Ponte vão ser rebaixadas.
O futebol carioca já foi o melhor do Brasil, mas a irresponsabilidade dos clubes o faz perder, de longe, para paulistas e gaúchos.
Dirigentes incentivam essa euforia pois passa a impressão de que tudo está bem, e a imprensa gosta pois vende mais.
Pena de quem cai nessa.
Jair Bernardes Jr.
http://da-geral.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá, sou Ariane e trabalho no Jornal de Debates (www.jornaldedebates.com.br). Venho aqui informar a todos vocês amantes de futebol o nosso novo debate “Brasileirão: Qual a fórmula do sucesso?”. Aguardo a particiação de vocês.
Bjs

Marcão disse...

Eu voto no Fábio Costa.