Destaques

quinta-feira, novembro 09, 2006

Agora é Condoleezza

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Foto: reprodução BBC
A queda do Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, representa um reconhecimento de que a política externa do presidente George W. Bush, a saber guerras sem-fim no Afeganistão e no Iraque, vão mal. Mal eleitoral, política, diplomática, militar, e moralmente (o Michael Moore adoraria ver tanto sufixo "mente" para aspectos da gestão Bush). Da cúpula de governo do primeiro mandato do republicano, Rumsfeld era o principal dos "falcões", nome dado aos defensores de políticas extremadas no conservadorismo e no combate ao "terrorismo" a qualquer preço, inclusive em detrimento de liberdades civis, essas superfluas. O contraponto eram os "pombos", mansos e tranquilos.

Além dele, o caçador vice Dick Cheney era amplo defensor da incursão no Iraque já depois do 11 de setembro. O ex-diretor da petroleira Halliburton queria ver Saddam Hussein morto a qualquer preço, mais até do que a Osama Bin Laden. Nas descrições dos bastidores do poder da trilogia de Bob Woodwards, um dos jornalistas do Watergate – pelo menos da parte que li – Cheney parecia agir como alterego de Bush, fazendo de tudo para haver a guerra (Bush em guerra, Plano de ataque, no Brasil publicados pela Arx e State of denial). Mas a função de presidente exigia algum (bem pouco) comedimento, o que continha o filho da Bárbara Bush.

Segundo analistas e palpiteiros de plantão, Rumsfeld, à frente do Pentágono, trouxe instrumentos para o que a dupla no comando queria. Mudou a estrutura do aparato militar, exigia muita produção de seus subordinados e fez a guerra. Quem queria tanto encontrar sinais da Al Qaeda no Iraque plantar provas fundo demais. Depois da invasão e da deposição de Saddam, o país se tornou um palco perfeito para candidatos a mártir. E lá se formou o braço mais forte da rede terrorista atualmente.
Foto: reprodução Newsfromrussia

Daquela cúpula, que também tinha Colin Powell, quem continua firme e forte é apenas Condoleezza Rice. Mulher, negra e republicana, Condi, como é chamada pelos íntimos, é uma aposta de candidata à sucessão de Bush. Como o bolão ainda dura dois anos para ter resultado, outros indicados vão aparecer. Mas é difícil imaginar os republicanos topando um perfil assim. Em todo caso, é a última dos quase-falcões. Se manteve com moral junto a Bush, aparentemente, por oscilar de opinião junto do o chefe, ora comedida, ora muito favorável à guerra, ora sem saber o que fazer com os soldados que lá estão.

O que os republicanos vão preferir para reverter a derrota nas eleições parlamentares no meio do mandato nas duas câmaras é uma das dúvidas que o mundo tem. A outra é o candidato republicano e a capacidade eleitoral e de mudança. Tudo isso imerso num misto de pavor e esperança.

P.S.: Sobre o novo secretário de Defesa, o perfil da BBC que recupera o caso do Irã-contras, vale a leitura.

1 comentários:

Glauco disse...

Será que teremos um confronto para a presidência entre Condoleezza Rice e Hilary Clinton?