Destaques

terça-feira, novembro 14, 2006

Seleção pega a Suíça, se alguém quer saber

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ninguém está muito interessado, mas a seleção brasileira joga amanhã (quarta-feira) contra a poderosa esquadra suíça no último amistoso deste ano.
O técnico Dunga surpreende mais uma vez e chama Fermando, ex-Juventude, hoje no francês Bordeaux, para a cabeça de área, depois dos cortes de Edmilson (machucado) e Gilberto Silva (dispensado para tratar de problemas particulares). Outra novidade é o volante Denílson, ex-São Paulo. O tal Fernando, de quem não me lembrava, está em sua sexta convocação, mas as outras ocorreram no curto período de Leão à frente da seleção, em 2001.
A polêmica é que Ronaldinho Gaúcho deverá começar novamente o jogo no banco. O astro do Barcelona (que não marca na seleção desde 29 de junho de 2005, na final da Copa das Confederações) até que entrou bem no segundo tempo de Brasil e Equador, mas não comoveu Dunga.

O time titular deverá ser:
Goleiro – Helton
Laterais – Maicon (dir.) e Adriano (esq.)
Zaga – Juan e Luizão
Volantes – Fernando e Dudu Cearense
Meias – Elano e Kaká
Atacantes – Robinho e Rafael Sobis

Pelo time titular, o esquema de jogo deve ser parecido com o de outros jogos de Dunga, com Kaká mais pelo meio, Robinho se movimentando pelo ataque, mas mais pela esquerda, e Elano marcando, armando e atacando pela direita, como poucos já fizeram antes dele. Gaúcho, se entrar, vai cair pela esquerda, levando Robinho para a direita. Não conheço Fernando, mas Dudu Cearense não é nenhum primor de técnica. Se Fernando estiver na mesma, a dupla de volantes mantém o padrão brucutu dos titulares ausentes.
No time titular, percebemos vários jogadores até então reservas (Sobis, Helton, Luizão, Dudu Cearense e Adriano), além do “novato” Fernando. Dunga afirmou ainda que deverá usar todas as substituições, já que “não adianta convocar, o jogador chegar aqui e não jogar”, palavras dele ao Uol Esporte. Olhando por esse lado, não sei se a ausência do Gaúcho diz muita coisa sobre seu prestígio com Dunga.
De qualqeur forma, uma pulga anda atrás de minha orelha. Ela diz que talvez Dunga esteja escolhendo Elano mais por sua capacidade de marcação do que por sua habilidade de armador. Se assim for, pode ser mais um capítulo da sucessiva queima de excelentes meias na seleção.Antes que os santistas me crucifiquem, não que Elano seja ruim, pelo contrário. É um jogador impressionante, polivalente e inteligente. Só não sei se está no nível do Gaúcho. Além do mais, Dunga pode sacrifica-lo como um terceiro volante numa partida mais difícil, podando o talento do rapaz. Sei lá, eu tenho medo dos retranqueiros.

PS.: Outra questão: Rafael Sobis segura a bronca?

3 comentários:

Glauco disse...

Disconcordo. Elano vem sendo titular com Dunga e chegou a jogar como falso ponta-direita caindo naquele setor na partida contra a Argentina, sem Ronaldinho Gaúcho. O fato é que ele pode mudar de posicionamento sem traumas no decorrer dos 90 minutos, enquanto o "gênio" do Barcelona tinha seus maus desempenhos na equipe brasileira (e foram tantos) justificados por "jogar fora de posição". No mínimo, o malabarista merece um castigo, já que não joga bola faz tempo. Mas, se entrar, pode jogar com Robinho na frente, caindo pela esquerda com liberdade, do jeito que joga na Espanha.

Sidarta Martins disse...

O Dunga é retranqueiro até que prove ao contrário. Bom técnico ele não é.

Quer dizer, pode ser que ele seja, mas resolveu não mostrar para ninguém como é armar e comandar um grupo.

Abraços,

Marcão disse...

Faço minhas as palavras do Glauco: o Elano é muito melhor que o Dentuço.