Destaques

quinta-feira, novembro 16, 2006

"Os partidos seguem o darwinismo"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), cunhou seu veredicto para as eleições deste ano. Egresso da Arena, Lembo afirma que o "ancien règime", seu sinônimo para a ditadura militar, chegou ao fim apenas com o resultado das urnas em outubro, sepultando lideranças e práticas partidárias surgidas naquele período (1964-1985).
"Na minha visão de mundo, o regime militar terminou nesta eleição. Porque foi nesta eleição que foram afastados os agentes que vinham do regime militar. Os agentes políticos que se integraram na democracia, mas vinham do 'ancien règime'", disse o governador à Reuters.
O termo é referência ao antigo regime que vigorava na França antes da Revolução Francesa. "Todos os partidos são fruto do regime militar, ou contra ou a favor, então agora acabou isso tudo, começa uma caminhada de auto-afirmação."
O diagnóstico, obtido 20 anos depois da abertura democrática, atinge o PFL, derivado da Arena que apoiava os militares, que fez apenas um governador no último pleito. Mas, para Lembo, alcança também o PSDB, que nasceu logo após a democratização, e o PT, que combatia o regime. "Os partidos seguem o darwinismo, vai caindo fora quem não tem mais qualidade", diz, apostando na regra da cláusula de barreira, que limitou o número de siglas. (Do site Terra)

3 comentários:

Anselmo disse...

Grande Lembo! O cientista político do Brasil. Ele tinha dito coisa semelhante no dia 31 de outubro, comentada no Futepoca.

Nicolau disse...

A esquizofrenia é mesmo uma doneça, triste, nãoe é?

Glauco disse...

Os neurônios do Lembo não seguem o darwinismo.