Destaques

terça-feira, novembro 14, 2006

Técnico brasileiro pede que Saddam seja perdoado

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O treinador brasileiro Jorge Vieira, ex-técnico da seleção de futebol do Iraque e com passagens por clubes como Palmeiras, Vasco, Corinthians e Botafogo, pediu "clemência" a Saddam Hussein, considerando "desumana" a sentença de morte imposta ao ex-mandatário por um tribunal de Bagdá. Durante a década de 1980, vieira comandou o Iraque após ter sido contratado por Uday, o temido filho mais velho de Saddam, morto em decorrência da invasão norte-americana no país em 2003.

Vieira ficou mais de um ano à frente da seleção e conseguiu uma histórica classificação para a Copa de 1986, quando foi substituído no torneio por outro brasileiro, Evaristo de Macedo. Ele fez declarações à Agência Reuters que podem parecer surpreendentes à opinião geral sobre Hussein. "Só tenho boas recordações do Iraque, de Saddam, de Uday. Fui tratado com gentileza, com amabilidade, com carinho. Fui mimado por eles", disse Vieira, de 72 anos. "Infelizmente não posso fazer nada. Mas deviam ter clemência com Saddam, talvez uma condenação menor. A pena de morte na forca é desumana", acrescentou o técnico, que, em 1988, foi convidado para retornar à seleção do país, mas se viu impedido por estar trabalhando em um time do México.

"Eu sabia que ele era cruel com seus inimigos. Mas me dizia 'antes que me matem eu tenho que matá-los primeiro'. O que ele dizia era que estava se defendendo", revelou Vieira que, por diversas vezes, conversou com Hussein em eventos sociais. ‘‘A fama dele já corria por conta da guerra entre o Irã e o Iraque, mas quando eu o conheci minha impressão mudou. No dia-a-dia ele é uma pessoa diferente do que é na vida política. Sempre amigável e alegre. Gostava até de fazer piada. Era uma pessoa comum. Não era arrogante nem nada’’, lembrou.

Vieira não está sozinho em busca do perdão ao ex-mandatário iraquiano. Personalidades como o Dalai Lama, líder espiritual do Tibet, que vive exilado na Índia, pediram que as autoridades iraquianas perdoem o ex-presidente, enquanto grupos de direitos humanos e especialistas legais denunciaram falhas profundas no julgamento de Saddam.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Jorge Vieira merece respeito pela história que construiu no futebol, mas nem ele mesmo se respeita ao dizer uma bobagem dessa. Ok, todos são livres para dizer o quiser, afinal, como diria Millor Fernandes: O livre pensar é só pensar...

Anônimo disse...

Aê galera do Futepoca!

Agora vocês também são meus indicados no Blog Político do Patrick!

Sucesso galera!!!!1

Marcão disse...

Ele está relembrando os tempos em que comandava a "Democracia Iraquiana".